CI

Brasil pode ser pioneiro na exploração de potássio no fundo do mar

Duas empresas já requisitaram licença para a atividade; A meta é atingir a autossuficiência no setor em um prazo de 10 anos


O Brasil pode se tornar pioneiro na exploração de reservas submarinas de potássio. Segundo o Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM), duas empresas já requisitaram licença para a atividade, que é encarada pelo governo como prioritária devido à necessidade de reduzir as importações de matérias-primas para a fabricação de fertilizantes. A meta é atingir a autossuficiência no setor em um prazo de 10 anos.

As companhias Itafós Fertilizantes, do Brasil, e Atacama Minerals, do Canadá, foram as primeiras a solicitar licença para a exploração de potássio no mar. O mineral pode ser encontrado em depósitos de sal no subsolo, como os encontrados na região do pré-sal. "É o mesmo sal do pré-sal. Só precisamos ver se é feito de cloreto de sódio ou de potássio", diz o diretor administrativo da Itafós, Carlos Braga.

Segundo ele, a ideia é estudar o uso da tecnologia desenvolvida para a exploração de petróleo na busca por potássio no subsolo. A empresa ainda não tem estimativas sobre custo do investimento, alegando estar em fase preliminar de estudos. O diretor-geral adjunto do DNPM, João César de Freitas Pinheiro, explica que os reservatórios de sal em questão são menos profundos do que os do pré-sal, o que torna a exploração mais barata.

Ainda aguardando a autorização do DNPM, a Itafós não decidiu por onde iniciará a pesquisa. A companhia opera hoje uma mina de fosfato - também usado na produção de fertilizantes - em Tocantins. Já a canadense Atacama recebeu em maio uma autorização para pesquisa geológica em uma área de 1,4 mil quilômetros quadrados ao sul de Salvador, onde prepara-se para iniciar uma campanha de perfuração de poços.

Pinheiro diz que a companhia também requereu autorização para exploração de reservas submarinas de potássio, atividade ainda inédita no mundo. "O Brasil tem um potencial geológico fantástico. Não tenho dúvida de que atingiremos a autosuficiência (em matérias-primas para fertilizantes) em até 10 anos", afirma o diretor do DNPM.

O País importa atualmente 90% de seu consumo de minerais usados para a produção de fertilizante - a produção interna e é de 400 mil toneladas por ano, para um consumo anual de 4,2 milhões de toneladas. O tema está na pauta do governo, que quer garantir maior segurança no suprimento do insumo, fundamental para o desenvolvimento da agroindústria.

Na semana passada, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes criticou publicamente a Vale, que estaria retardando a exploração de duas minas para as quais têm direitos de exploração na Amazônia. "Ou a Vale trata disso (de desenvolver a produção), ou abre mão da exploração", afirmou o ministro. Pinheiro, do DNPM, porém, minimiza a questão, dizendo que entraves ambientais dificultam a atividade mineradora na região.

Ele diz preferir um esforço no desenvolvimento de jazidas mais próximas da costa. "Depois partimos para a Amazônia", afirmou. A Vale opera hoje a única mina de potássio fertilizante no Brasil, em Sergipe, e tem outros dois depósitos na mesma região - um deles em fase piloto de produção, com teste de uma nova tecnologia de extração do mineral com a injeção de água quente nos reservatórios.(AE)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.