CI

Brasil poderá dobrar a produção agrícola sem desmatar

A informação foi feita pela senadora Katia Abreu, presidente da CNA, durante lançamento do projeto Biomas no Espaço Brasil


“Uma das maiores potências do mundo está dando um passo gigantesco, unindo seu setor produtivo, governamental e científico, para que se possa duplicar a produção de alimentos sem desmatar”, disse a senadora Katia Abreu, presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), durante lançamento do projeto Biomas no Espaço Brasil, durante a Conferência das Partes sobre o Clima (COP-16), da Organização das Nações Unidas (ONU), em Cancun, no México. Também esteve presente o pesquisador Gustavo Curcio, coordenador técnico do projeto, da Embrapa Florestas.

Curcio afirmou que a árvore pode se traduzir num elemento crucial para vitalizar o uso da propriedade rural, trazendo benefícios socioeconômicos e socioambientais, além de gerar subsídios científicos para embasar o aprimoramento da legislação ambiental brasileira. A senadora Kátia Abreu afirmou que o projeto, por meio do qual serão estudados seis biomas brasileiros, funcionará como seis vitrines tecnológicas para os proprietários rurais, que poderão escolher o melhor para a sua propriedade, a partir de exemplos reais já colocados em prática. “Agora os produtores poderão produzir com segurança, tendo a certeza e o embasamento científico de que não farão mal ao meio ambiente”, constata a senadora Kátia. Segundo ela, o projeto Biomas dará as respostas e as diretrizes para que o Brasil possa dobrar a produção de alimentos sem derrubar uma árvore sequer. “Pelo contrário, introduzirá o componente arbóreo para a recuperação de áreas sensíveis e vitalização da produção rural."

Durante o debate foi perguntado se a mudança do Código Florestal causaria mais desmatamento. A senadora reiterou a posição da CNA, dizendo que em seu entendimento o projeto que tramita no Congresso em nenhum momento permite o avanço do desmatamento. Ele apenas libera as pequenas propriedades de manter a reserva legal, mas não permite que se destrua o remanescente de qualquer mata nativa. Carlos Rivaci Sperotto, vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Sistema Farsul), disse que se o Código Florestal não for alterado a maioria dos produtores de arroz do Rio Grande do Sul, que possuem suas plantações nas várzeas de rios, estará produzindo ilegalmente.

Sobre a CNA

A CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - representa mais de cinco milhões de produtores rurais brasileiros. Compõe o sistema sindical rural juntamente com 27 federações estaduais e 2142 sindicatos com atuação nos municípios. Com sede em Brasília, capital do Brasil, é o fórum nacional de discussões sobre a atividade agropecuária brasileira, atuando permanentemente na defesa dos direitos e interesses sócio-econômicos de quem vive e trabalha no campo.

Sobre a senadora Kátia Abreu

Presidente da CNA desde 2008, a senadora Kátia Abreu é produtora rural e senadora pelo Estado do Tocantins. Anteriormente, foi também presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), de 1995 a 2005.

Sobre a Embrapa

A Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tem como missão viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.
 
The Information Company
Public Relations for CNA/Brazil

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.