CI

Brasil precisa de atualização nos requisitos regulatórios

“O setor vive um momento de muitas reflexões e são necessárias atualizações regulatórias"


O Brasil, como país continental e referência na produção agrícola, está necessitando de uma nova atualização nos requisitos regulatórios e também na agricultura como um todo. Quem afirma isso é Elaine Lopes da Silva, Gerente Geral Leisor, em um artigo que foi publicado no portal chinês agropages.com. 

“Para que nossa produção cresça em escala, com qualidade, implementando cada vez mais gestão integrada com produtos biológicos e bioestimulantes, é necessário que as ferramentas utilizadas na agricultura sejam disponibilizadas mais rapidamente, privilegiando o uso de produtos mais modernos, doses efetivas e menores, produtos genéricos com formulações mais seguras e acessíveis e também o aumento da oferta de produtos orgânicos”, comenta. 

De acordo com ela, a planta de defesa sanitária representa uma das principais atividades do setor agrícola brasileiro, é extremamente regulamentada, “tendo sua primeira legislação datada de 1934, com atualização em 1989, quando foi publicada a Lei 7809, válida até o momento, que trouxe vários avanços na priorização da vocação agrícola do país, sem perder de vista a responsabilidade de incluir avaliações sanitárias e ambientais de maneira justa, além da avaliação agronômica para obter o registro de pesticidas agrícolas”. 

“O setor vive um momento de muitas reflexões e são necessárias atualizações regulatórias. Considerando a necessidade de atualização, a ANVISA publicou recentemente várias resoluções que, com a implementação, trarão ao país a segurança e a modernidade na avaliação toxicológica de pesticidas, com a agilidade e previsibilidade necessárias”, completa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.