CI

Brasil produziu 2,3% mais sorgo que em 2012; Goiás é líder

Entretanto, estimativa é 16,9% menor que a do mês anterior


por

Goiás é líder na produção de sorgo no Brasil. Apesar de ter uma queda de 33,7% na produção, o estado ainda é responsável por 43,9% de toda safra nacional. Em segundo lugar aparece Minas Gerais, com 22,6%, e Mato Grosso, com 21,1%.

Segundo o IBGE, a estimativa no país é de mais de 2 milhões de toneladas, indicando uma queda de 16,9% sobre a estimativa do mês passado, mas um aumento de 2,3% sobre a safra passada. A área a ser colhida deve alcançar 766.839 hectares, indicando uma redução de 14,7% em relação a julho e 10,9% a mais que em 2012. O rendimento médio esperado decresceu 2,6% sobre o mês passado e 7,7% sobre o ano anterior, devendo ficar em 2.720 kg/ha.


Minas Gerais foi o único estado a reavaliar positivamente a produção no mês, sendo que o crescimento esperado ficou em 10,5%, totalizando 472 mil de toneladas, com aumentos de 7,3% na área plantada e 7,5% na área a ser colhida sobre a estimativa do mês passado. Se comparado com a safra anterior, o volume colhido no estado será 6,4% maior, enquanto a área colhida cresceu 29%.

Embora o sorgo seja mais rústico, na Região Centro-Oeste, o cereal é normalmente comercializado por um preço inferior ao do milho, possuindo também um rendimento médio bastante inferior. Dessa forma, segundo o IBGE, os produtores têm preferência em plantar o milho. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.