CI

Brasil promove exposição de café expresso na Itália


Uma exposição sobre o café como elemento de união entre Brasil e Itália foi inaugurada nesta segunda-feira (19-04), em Roma, promovida pela embaixada brasileira na capital italiana. Segundo o organizador Roberto Ricci, a mostra, chamada "Café expresso", tem como objetivo divulgar o vínculo que o café estabeleceu entre os dois países. O Brasil como o primeiro produtor e exportador de café verde do mundo, e a Itália como o principal transformador de café e com destaque no cenário de café torrado.

Ricci também ressaltou a união dos dois povos por meio da imigração dos milhares de italianos que, no início do século passado, chegaram ao Brasil e decidiram exportar o café para a Europa.

Na exposição se mostram vários utensílios usados no Brasil para a produção artesanal do café, assim como fotografias de imagens que nos remetem ao início do século passado. Também são exibidos na mostra vídeos didáticos que explicam todo o processo de elaboração, que mostram as principais áreas de produção e entrevistam personagens que participam do processo de elaboração.

Modos artesanais

Entre as atividades da exposição, que irá até 23 de maio, está a degustação das diferentes variedades do café, assim como a reprodução dos modos artesanais de transformação da "principal matéria-prima do mundo depois do petróleo", segundo disse Ricci.

Toda as sextas-feiras à noite haverá concertos de música brasileira na mostra, informou ele. Nos últimos seis anos, foi registrado um extraordinário aumento do consumo do café expresso no mundo, ao ponto de hoje em dia se servirem "dois bilhões de xícaras de café expresso no mundo", segundo informações dos organizadores da mostra na Itália.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.