CI

Brasil propõe novas pesquisas sobre bem-estar animal

Será formado um comitê científico, composto por técnicos da Embrapa, para o desenvolvimento das pesquisas


O desenvolvimento de pesquisas inéditas no Brasil sobre boas práticas agropecuárias e bem-estar para animais de produção é o foco do workshop que acontecerá, nesta quarta-feira (15), a partir das 9h, no auditório térreo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Estarão reunidos pesquisadores de universidades brasileiras e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de cinco estados (Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), além de técnicos das secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Defesa Agropecuária (SDA) e Relações Internacionais do Agronegócio (SRI).

A chefe de divisão de Bovideocultura do Mapa, Andrea Parrilla, explicou que será formado um comitê científico, composto por técnicos da Embrapa, para o desenvolvimento das pesquisas. “A equipe da Embrapa apresentará o que já existe em termos de pesquisa para esses temas e o ministério demandará outras que são prioritárias, como as relativas ao transporte de animais vivos e sistemas de produção específicos no Brasil”, declarou.

A atuação do comitê será fundamental para embasar cientificamente os estudos da Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal do Mapa, que trabalha, junto ao setor produtivo, nas recomendações nacionais ao bem-estar animal.

Workshop - No evento, o secretário da SDC do Mapa, Márcio Portocarrero, fará a abertura da programação e apresentará os membros da Comissão Técnica de Bem-Estar Animal do ministério. Também está prevista a participação do conselheiro de Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho da Embaixada da Espanha, Jose Maria Gómez Nieves, para expor a situação do País em ações de bem-estar animal.

À tarde, serão apresentadas as ações já desenvolvidas pela Embrapa em boas práticas e bem-estar animal e definidas as pesquisas que serão demandadas ao comitê científico.

Bem-estar - O Brasil já adota procedimentos de bem-estar animal desde a década de 30. Um decreto publicado em 1934 estabelece medidas de proteção aos animais, prevenindo maus tratos. Em 1950, foi criado o Serviço de Inspeção Federal (SIF), regulamentado pelo decreto 30.691/52, que traz normas para o processamento de produtos de origem animal em estabelecimentos inspecionados pelo governo federal. Em 2000, foi publicada a Instrução Normativa nº 3, com regulamentações técnicas sobre abate humanitário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.