CI

Brasil quer agronegócio verde

Plano de Investimento lançado nesta terça-feira (23) visa Agricultura Sustentável


Foto: Eliza Maliszewski

Dar maior visibilidade ao cenário de oportunidades de investimento verde no agronegócio brasileiro, focando em práticas sustentáveis, é o objetivo do Plano de Investimento para Agricultura Sustentável lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Climate Bonds Initiative (CBI), durante um webinar. A CBI é a principal autoridade mundial no tema e a única certificadora global de títulos verdes.

O Brasil busca protagonismo e ser uma potência agroambiental, fortalecendo o mercado de finanças verdes. Segundo a ministra, Tereza Cristina, os investimentos verdes podem alcançar cifras bilionárias no Brasil, levando em conta que o capital de giro para movimentar atividades agropecuárias se aproxima de US$ 100 bilhões por ano. O montante aumenta ao se considerar todo o agronegócio, como a produção de insumos, logística, industrialização e comercialização. “Precisamos do desenvolvimento das finanças verdes do agro como forte indutor da concretização deste cenário”, afirmou.

Ela reforçou que o país tem uma das atividades agropecuárias mais sustentáveis a nível mundial, produzindo em áreas degradadas sem abertura de novas áreas, preserva 66% da vegetação nativa e adota métodos como o sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). 

Uma pesquisa com 3 mil investidores, de 85 países, revelou que os investidores brasileiros lideram o ranking como os mais estão atentos ao tema ao destinar recursos para empreendimentos. A diretora-executiva da CBI, Justine Leigh-Bell, ressaltou que os investimentos verdes no Brasil podem crescer em grande escala, por meio de melhor visibilidade dos segmentos aptos para investimento. “Estamos na direção certa, mas há muito trabalho a ser feito. Eu tenho expectativa de que haverá muito sucesso por parte do Brasil”.

O primeiro título verde do país foi emitido em junho de 2015 e, desde então, já são 25 títulos emitidos. No cenário global, esse volume, somente em 2019, chega à emissão recorde de aproximadamente US$ 260 bilhões. 

*Com informações do Mapa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.