CI

Brasil quer concentrar suas importações nos produtos do Mercosul


O Brasil quer substituir suas importações de produtos de fora do Mercosul por produtos do bloco e está disposto a financiar os empresários que buscarem os mercados da região, revelou nesta terça-feira um representante do Itamaraty. "O objetivo do presidente Lula é aproximar os mercados das regiões oeste e norte do Brasil aos produtores das regiões leste e sul dos países vizinhos", disse Mario Villalba, porta-voz da delegação brasileira na reunião de apresentação do Programa de Substituição Competitiva das Importações do Brasil, dentro da XXIV Reunião do Conselho do Mercado Comum.

Villalba destacou que o governo brasileiro vai organizar missões empresariais de importadores aos países vizinhos, para fazer uma lista dos produtos que podem ser substituídos de forma competitiva. Neste sentido, serão identificadas as oportunidades pra substituir os produtos de fora do bloco por produtos da região, em uma espécie de "inteligência comercial" a favor dos importadores brasileiros e produtores do Mercosul.

Atualmente, apenas 20% das importações brasileiras têm origem dentro do Mercosul e este baixo percentual se deve em grande parte à falta de conhecimento dos importadores sobre os produtos dos países vizinhos, disse Villalba. O funcionário revelou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem capital para financiar eventos promocionais, operações de importação e operações de crédito para as empresas brasileiras que queiram investir nos países vizinhos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.