CI

Brasil se destaca na exportação de cafés especiais

Neste terça-feira (24.05), é o dia para homenagear uma das mais deliciosas paixões nacionais: o café


Foto: Pixabay

Tomar café é um hábito em culturas de todo o mundo. É como um ritual em torno do qual as pessoas organizam suas rotinas e o bebem ainda como forma de socialização -- o clássico convite para um café, para encontro informal e descontraído. Seus apreciadores são cada vez mais criteriosos, crescendo assim o segmento de cafés especiais, que têm grãos 100% do tipo arábica ou robusta e passam por rígidas avaliações. 

O Brasil, maior produtor do café tradicional, é peça-chave no mercado internacional: as exportações de cafés especiais geram ao país cerca de US$ 3 bilhões por ano.     Neste terça-feira (24.05), é o dia para homenagear uma das mais deliciosas paixões nacionais: o café

Para fortalecer a presença internacional da produção brasileira, que destina 85% para exportações, é realizada uma série de ações comerciais e de posicionamento de marca através do Programa Setorial Brazil. The Coffee Nation, com cerca de 250 indústrias e cooperativas, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).  

Conforme dados da ApexBrasil,  o convênio entre as duas instituições é renovado desde 2010 e, no âmbito do projeto setorial, são elaborados planos de trabalho com duração de dois anos. As ações executadas incluem campeonatos nacionais para avaliar a qualidade da cadeia produtiva e garantir padrões de qualidade dos cafés especiais brasileiros, como a Nacional do Cup of Excellence – Brazil, e estandes brasileiros em feiras internacionais, como na Specialty Coffee Expo 2022, em Boston, nos Estados Unidos.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.