CI

Brasil se prepara para expandir cultivo de lúpulo

Humulus lupulus é a planta responsável pelo aroma e amargor das bebidas


Foto: Pixabay

Desde 2010, o mercado de cervejas artesanais tem se expandido fortemente no Brasil, impulsionado pela demanda de apreciadores em busca de cervejas mais sofisticadas. Com esse estímulo, o mercado cresceu 30% no número de cervejarias nos últimos dois anos. Em 2018, eram 889 cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mas chegando a 1.209 em 2019. 

De olho na sustentabilidade da expansão desse mercado, alguns produtores passaram a cultivar o lúpulo, matéria-prima essencial para a produção desse tipo de cerveja, hoje quase 100% importado. Em 2019, o país importou 3,6 mil toneladas de lúpulo, segundo o ministério. Por isso, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o MAPA, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativas, iniciaram um projeto de cooperação técnica para fortalecer a cadeia do lúpulo no Brasil. 

Humulus lupulus é a planta responsável pelo aroma e amargor das bebidas. Segundo o MAPA, atualmente são cultivados apenas 25 hectares de área plantada em seis estados, mas as perspectivas são de aumentar para 47,8 hectares em todo o país, portanto o objetivo do projeto MAPA-IICA é fortalecer essa cadeia produtiva como uma oportunidade de expansão. da renda dos produtores rurais. 

“Temos acompanhado e fomentado essa cultura, que pode ser uma excelente fonte de renda para os pequenos produtores rurais com seu conseqüente desenvolvimento social, ao mesmo tempo em que promovemos o fornecimento de insumos de qualidade e baixo custo para a indústria farmacêutica, cosmética e cervejaria”, destacou o Secretário da Agricultura Familiar e Cooperativas do Brasil, Fernando Schwanke. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.