CI

Brasil será palco de evento mundial de veterinária equina

O 11th Congress of the World Equine Veterinary Association reunirá profissionais veterinários dos cinco continentes no Guarujá, entre 24 e 27 de setembro


Grande marco da medicina equina no País e mundial no ano de 2009, o 11º Congresso da World Equine Veterinary Association – WEVA – (XI Congresso da Associação Mundial de Medicina Veterinária de Equinos) -, que acontecerá juntamente com a X Conferência Anual da Abraveq e V Congresso Internacional da FEI/CBH, já vem sendo apontado como o maior evento do setor nesta década na América Latina. “Conquistamos o direito de sediar o Congresso Internacional no ano passado em Moscou (Rússia), concorrendo com Dubai (Emirados Árabes) e (Austrália). O fato de termos um grande número de profissionais Médicos Veterinários e o elevado nível de desenvolvimento da medicina equina brasileira foi fundamental, mas também contou sermos um País emergente e de grande apelo turístico”, comenta Raquel Baccarin, presidente nacional do Congresso e renomada professora da Universidade de São Paulo (USP).

“Com o crescimento exponencial dos conhecimentos e com a evolução do mercado que é cada vez mais exigente, necessita-se de atualização e aprimoramento profissional contínuo, com acesso fácil e rápido a novas tecnologias. Concomitantemente, há necessidade de se consolidar as inter-relações científicas e estabelecer novos programas de cooperação em pesquisa, proporcionando trocas de experiências e intercâmbio de conhecimento entre os profissionais ligados a Instituições de ensino e pesquisa”, avalia a presidente nacional do Congresso.

Palestrantes e temas

São esperados mais de 1000 profissionais e estudantes de medicina veterinária, e em quatro salas de conferência vão estar cerca de 40 palestrantes, entre eles 25 “top” mundiais provenientes dos cinco continentes. Os Estados Unidos respondem pela maior delegação com 19 palestrantes já confirmados. Da Europa virão 10 palestrantes de 7 países (França, Reino Unido, Itália, Bélgica, Irlanda, Suíça e Dinamarca), da Oceania, representantes da Austrália e Nova Zelândia, além de palestrantes da Índia, Rússia, México e da África que será representada por Mohammed Bakkoury, presidente da Associação Nacional de Médicos Veterinários do Marrocos. “Cada palestrante escolhido é um ícone na sua área de atuação, contudo, os doutores Wayne McIlwraith e Nathaniel White são os mais conhecidos no nosso País, pois são editores de livros já consagrados no Brasil”, comenta Raquel.

Em palestras e seminários – com tradução simultânea para o português - uma grande variedade de assuntos será explanada: “A temática do evento abordará assuntos inovadores em reprodução, doenças infecciosas, clínica médica e cirúrgica, oncologia, terapia celular, doenças emergentes, além de difundir práticas e programas para cuidados de eqüídeos abandonados”.

A Exposição Científica que acontece paralelamente ao Congresso promete mostrar toda a pluralidade das pesquisas de ponta em prol do contínuo desenvolvimento na medicina equina. Foram selecionados 325 trabalhos científicos oriundos de profissionais dos cinco continentes e representando países como Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbia, Marrocos, México, Paquistão, Portugal, Inglaterra, Suíça, Uruguai e Venezuela, entre outros.

“Um evento como este permitirá que o médico veterinário brasileiro conheça o trabalho de colegas estrangeiros, bem como difunda sua experiência ou pesquisas para o mundo todo. Além disso, o Congresso será um espelho da medicina equina brasileira. A possibilidade de participação de um evento internacional, com aproximadamente 40 palestrantes estrangeiros, todos ligados à espécie equina, sem precisar sair de nosso País, é uma oportunidade ímpar para o veterinário brasileiro”, enfatiza Raquel.

Atrações extras

Outra atração paralela são os estandes das empresas expositoras que já somam 37, onde os congressistas poderão conferir o que há de melhor nas áreas de nutrição, suplementos, medicamentos, ferrageamento e equipamentos para tratamentos e diagnósticos. “Com certeza, várias das empresas presentes neste Congresso aproveitarão a oportunidade para lançar e divulgar um novo produto”, avisa Raquel.

Inscrições

As inscrições com preços promocionais terminam no dia 10 de setembro com pagamento parcelado no cartão e cheque. Tem direito a descontos especiais estudantes e sócios da ABRAVEQ. Não fique de fora, faça já a sua inscrição e acesse demais informações no site: www.weva2009.com.br ou ligue: (011) 3816-2686 - Wolff Sports Marketing. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.