CI

Brasil também é maior produtor de mudas de laranja

Muitos produtores buscam aquí, a tecnologia para produção de mudas


Muitos produtores buscam aquí, a tecnologia para produção de mudas

O Caminhos da Roça foi até a Estância Fartura, em Monte Azul Paulista, uma das principais regiões citricultoras do Brasil e do mundo. E o repórter Diceu Martins entrevista o Sr. Henrique Fioresi, proprietário da estância.

Dirceu - Estamos ao lado de Bebedouro, perto de Taquaritinga, aqui o assunto é sempre laranja?

Henrique - É. Basicamente o que domina, isso aí é uma coisa que vem trazendo bastante progresso para as regiões.

Dirceu - Aquí o senhor trabalha comenxerto. Por que o enxerto é bom?

Henrique - Enxerto é uma maneira de fazer uma muda um pouco mais precoce. Quando você trabalha com enxerto vc tem uma produtivdade mais cedo e com a condição de trazer uma genetica melhor para essa planta, para que ela tenha producão máxima.

Dirceu - E o Brasil também é o maior produtor mundial de mudas. Tem gente de outro lugar que vem ver o que o Sr. faz aqui?

Henrique - A gente tem recebido alguns pesquisadores, pessoal ligado a Universidade da Florida, grupos americanos, espanhois....pessoal de quase todas as regiões do mundo que produz laranja hoje tem buscado o Brasil como espelho, como exmplo de tecnologia para levar isso para seus países.

Dirceu - A gente está ao lado de um pomar, como funciona isso? Essas plantas tem quantos anos?

Henrique - Essas plantas tem 7 anos de idade. Aqui nós temos umas dez variedade de plantas matrizes para retirada de semente.

Dirceu - E para onde vai essa semente?

Henrique - Essa semente é extraida, tratada e ai ela vai para nossas unidade de produção de muda em Sales Oliveira. Elas ficam armazenadas em câmaras frias para que isso seja usado ao longo do anos. Já as mudas são cultivadas em estufas. A principal função da estufa é proteger a muda de qualquer doença, insetos e pragas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.