CI

Brasil tem mais de 3 mil animais e plantas ameaçadas

Pelo menos dez espécies de aves, anfíbios, mamíferos e peixes estão extintas por completo


Foto: Pixabay

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (5) aponta a pesquisa Contas de Ecossistemas: Espécies ameaçadas de extinção no Brasil. Os números são preocupantes. O país 3.299 espécies de animais e plantas ameaçadas, o que representa 19,8% do total de 16.645 espécies avaliadas.

No total a biodiversidade brasileira conta com 49.168 espécies de plantas e 117.096 espécies de animais. O estudo analisou 11,26% das plantas e 10,13% dos animais. Foram usados como base espécies listadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Deste volume 0,06% estão extintas, 0,01% estão extintas na natureza, 4,73% estão criticamente em perigo, 9,35% estão em perigo, 5,74% são vulneráveis, 3,98% estão quase ameaçadas de extinção, 62,82% são menos preocupantes e 13,33% foram classificadas como dados insuficientes, indicando a necessidade de mais pesquisas para avaliação.

Entre as completamente extintas estão dez espécies: as aves maçarico-esquimó , gritador-do-nordeste, limpa-folha-do-nordeste, peito-vermelho-grande, arara-azul-pequena e caburé-de-pernambuco; o anfíbio perereca-verde-de-fímbria; o mamífero rato-de-Noronha; e os peixes marinhos tubarão-dente-de-agulha e tubarão-lagarto.

Além dessas, uma espécie está extinta na natureza, ou seja, depende de programas de reprodução em cativeiro: a ave mutum-do-Nordeste (Pauxi mitu), observada na Mata Atlântica.

Entre os biomas a Mata Atlântica foi o bioma com mais espécies ameaçadas. Em seguida vêm o Cerrado e a Caatinga. O Pampa vem na quarta posição. 

Já o Pantanal e a Amazônia têm as maiores proporções de espécies na categoria menos preocupante (88,7% e 84,3%, respectivamente) e também o menor percentual de espécies consideradas ameaçadas (3,8% e 4,7%, respectivamente). Em números absolutos, são 54 espécies ameaçadas no Pantanal e 278 na Amazônia.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.