CI

Brasil terá a primeira fábrica de hidrogênio

O hidrogênio pode ser utilizado em sua forma ou convertido em amônia, matéria-prima essencial para os setores siderúrgico, refino de petróleo e fertilizantes


Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

Você já ouviu falar em produção de hidrogênio utilizando energia elétrica? O processo c, gerado por fontes limpas e sustentáveis de energia eólica, hídrica e solar formam o hidrogênio verde, chamado também como o combustível do futuro. O hidrogênio pode ser utilizado em sua forma ou convertido em amônia, matéria-prima essencial para os setores siderúrgico, refino de petróleo e fertilizantes. 

 A Unigel, uma das maiores indústrias químicas da América Latina, atuante no mercado de fertilizantes como a amônia, irá produzir hidrogênio para substituir os combustíveis fósseis. A operação prevista para começar no final de 2023, pretende produzir 10 mil toneladas de hidrogênio, parte dele será  convertida em 60 mil toneladas de amônia verde.

O projeto será anunciado hoje, terça-feira (26) em Camaçari, Bahia, onde a fábrica será instalada. Com investimento de US$ 120 milhões (cerca de R$ 650 milhões) na construção da primeira fábrica brasileira, o plano da companhia é que a planta da unidade a princípio seja a maior do mundo.

A empresa usará a tecnologia da Thyssenkrupp, que irá fornecer os  eletrolisadores, eles são os responsáveis por separar o hidrogênio do oxigênio. Os equipamentos serão fabricados e enviados para serem comercializados na planta do Brasil. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.