CI

Brasil terá até 70 institutos

Serão implantados entre 60 a 70 institutos, em parceria com alguns estados


Cerca de 300 propostas para criação de uma rede de institutos nacionais de ciência e tecnologia estão sendo esperadas pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. O prazo de apresentação das propostas terminou na sexta-feira. Ele revelou que serão implantados entre 60 a 70 institutos, em parceria com alguns estados.

Rezende destacou nesse processo o interesse e a disposição do governo fluminense em aderir ao programa, oferecendo contrapartida de recursos. O exemplo do Rio de Janeiro acabou sendo seguido por outras unidades da Federação.

Os recursos para o programa de institutos nacionais alcança em torno de R$ 500 milhões para os três primeiros anos, dos quais 40% serão destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os institutos funcionarão de forma multicêntrica, sob a coordenação de uma instituição-sede de renomada competência nas áreas de pesquisa selecionadas. Os convênios deverão ser assinados por cinco anos.

Segundo a assessoria do Ministério da Ciência e Tecnologia, metade dos recursos se destinará a projetos desenvolvidos em áreas estratégicas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação, lançado em novembro do ano passado. Entre elas, destacam-se biocombustível, biotecnologia, nanotecnologia, agricultura, saúde, nuclear, espacial e Amazônia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.