Brasil terá nova cultivar de arroz preto
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
EM BREVE

Brasil terá nova cultivar de arroz preto

A Embrapa trabalha em uma nova linhagem
Por: -Eliza Maliszewski

O plantio de arroz preto ainda é baixo no Brasil. Atualmente, os agricultores contam com apenas duas cultivares registradas no Brasil: IAC 600 e SCS120 Ônix.

A Embrapa trabalha em uma nova linhagem. O AE153045 estará  à disposição dos orizicultores nacionais em breve. Além do alto teor de flanovóides e antocianinas, substâncias com propriedades benéficas ao organismo humano, com ação antioxidante, anti-inflamatória e antimutagênica, a variedade apresenta também atributos agronômicos favoráveis ao cultivo. 

Segundo Colombari Filho, responsável pelo desenvolvimento da linhagem, trata-se de um material novo com arquitetura de planta moderna, folhas eretas, alto número de perfilhos, porte baixo e boa tolerância ao acamamento. Destaca-se também por apresentar elevada produtividade de grãos e boa resistência às principais doenças. 

“O arroz preto deve ser considerado como um produto especial. Nosso objetivo, não é recomendá-lo para substituir o arroz branco ou integral agulhinha, mas, sim, como mais uma alternativa de diversificação culinária e geração de renda, fortalecendo o mercado de tipos especiais de arroz”, conclui o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão.

Recentemente um estudo identificou compostos químicos específicos que tornam o arroz preto diferenciado conforme o local em que é produzido. As características específicas levam a valorização do mercado.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink