CI

Brasil teve geada no final de semana

Confira como fica o tempo nesta segunda e terça-feira


Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Em pleno verão a Serra Catarinense amanheceu branca de geada neste domingo (07). A  paisagem mudou completamente a região de São Joaquim. O local fica a cerca de 3 km ao Sul de São Joaquim, em uma baixada a pouco mais de 1.200 m. Essa localização faz com que ar frio, mais pesado, se deposite e proporcione a geada em fevereiro com a entrada de uma massa de ar seco e fria. A mínima registrda foi de 3,1°C no local. Já em Bom Jardim da Serra, a temperatura foi de 2°C de acordo com a Rede de Estações Keiser. 

Para o início desta semana a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)  continua provocando chuvas volumosas na parcela central do país, na segunda-feira (08/02). Na metade sul do país é a massa de ar seco que manda nas condições do tempo.

Região Norte

O alinhamento do fluxo de umidade e o forte calor, mantém as instabilidades concentradas nas parcelas sul do estado do AM e do PA, e sobre os estados do AC e RO. Essas chuvas podem ser localmente fortes, com acumulados na ordem dos 40 mm na região da Madeira no AM, no Vale do Acre e no sudeste paraense. No estado do AP, as chuvas ficarão por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT),com possibilidade de chuvas volumosas, principalmente na faixa leste.

Região Nordeste

O tempo na região fica instável nesta segunda-feira, principalmente na parcela centro-sul do MA, em todo o estado do PI, CE, na metade oeste de PE e em boa parte do estado da BA. Os acumulados podem ser significativos no oeste e sul da BA, sul do PI e sul do MA, onde há condições para volumes superiores aos 50 mm. Na faixa leste entre AL e RN, o tempo segue com condições de chuva fraca e passageira. 

Região Centro-Oeste

Devido à presença da ZCAS e da massa de ar seco, o tempo fica dividido na região. Chuvas na metade norte e tempo seco na metade sul. Com isso, há condiç?os para chuvas com volumes acima dos 60 mm na parcela norte do estado do GO, e em regiões pontuais do norte do MT. Em contraste a essas chuvas, no sul do MT, extremo sul do GO e todo o estado do MS o tempo fica firme sem condições para chuvas.

Região Sudeste

O posicionamento da ZCAS sobre os estados de MG, ES e RJ possibilita as condições para  chuvas intensas e generalizadas, com condições par acumulados que poderão ser superiores a 100 mm. Com isso, taxa faixa norte do estado de MG e ES segue com o aviso de "grande perigo" para eventos de chuvas intensas o que pode provocar algum deslizamento de terra e alagamentos. Ao passo que, no estado de SP o tempo ficará firme 

Região Sul

A massa de ar seco continua atuando na região, com o destaque para as temperaturas mínimas do dia, que nas regiões serranas de SC e alguns pontos do PR, amanheceram inferiores aos 10°C. No extremo sul do estado Gaúcho, o avanço de um cavado - uma região alongada de baixa pressão - vai provocar instabilidades, em especial no período da noite nas regiões próximas a Jaguarão.

Na terça-feira (09) são esperados novos episódios de chuvas intensas e acumulados expressivos entre MG, ES e RJ elevando os riscos de eventuais deslizamentos e escorregamentos de terra. Na faixa entre o AM, AC e RO, as instabilidades nas partes mais altas da atmosfera voltam a se intensificar o que também proporcionará episódios de chuvas intensas em curtos períodos de tempo. A atuação da ZCIT manterá o tempo instável e com chuvas fortes entre o nordeste do PA e o litoral do AP. Em parte do MA, PI e BA o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) manterá o potencial para pancadas de chuva de forte intensidade pontualmente. No centro-sul do Brasil o tempo seguirá predominantemente seco neste começo de semana. Porém na terça-feira, a propagação de instabilidades provocadas pelo avanço de novos cavados, favorecem pancadas de chuva em pontos isolados dos três Estados do Sul. E o avanço de um destes cavados irá desconfigurar a ZCAS. 

Confira como ficam as chuvas para hoje:

 

Temperatura Máxima:
 

* Material com base nas informações equipe Agrotempo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.