Brasil troca experiências de bioinsumos com Argentina

AGRICULTURA ORGÂNICA

Brasil troca experiências de bioinsumos com Argentina

"A discussão dos bio-insumos é estratégica para o fortalecimento de um modelo sustentável"
Por: -Leonardo Gottems
146 acessos

A experiência bem-sucedida da Argentina no desenvolvimento, promoção e uso de bio-insumos para melhorar o desenvolvimento agrícola foi transferida para o Brasil em um seminário organizado pela Secretaria da Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Representação Interamericana. Cooperação para a Agricultura (IICA) do país vizinho. O seminário, no entanto, foi realizado em Brasília. 

Na oportunidade, o especialista em Saúde Animal do IICA da Argentina, Thomas Krotsch, apresentou as atividades de treinamento e promoção realizadas sobre o desenvolvimento do Programa Nacional de Bioinputação da Secretaria do Agronegócio da Argentina. O seminário permitiu conhecer as experiências bem-sucedidas na elaboração de bio-insumos em algumas regiões das Américas e promover a elaboração de políticas públicas que facilitem a produção de alimentos orgânicos. 

"A discussão dos bio-insumos é estratégica para o fortalecimento de um modelo sustentável de agronegócio que agregue valor, responsabilidade ambiental e viabilidade econômica", afirmou o vice-secretário da SDI, Pedro Correa Neto. 

Ele destacou a presença do Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo no Brasil, Fernando Schwanke, o secretário de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif, o secretário executivo do MAPA, Marcos Montes, ex-coordenador da área de agroecologia e produção orgânica deste ministério, Rogério Dias e a pesquisadora Mariane Carvalho, que moderou a tabela de expositores. 

Como resultado da troca de experiências e ideias, o grupo de peritos propôs a criação de um programa nacional de insumos para a agricultura orgânica no Brasil, uma iniciativa que vai continuar um processo de análise e estradas. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink