Brasil vai entrar na OMC contra decisão da UE de sobretaxar o frango

Agronegócio

Brasil vai entrar na OMC contra decisão da UE de sobretaxar o frango

Por:
0 acessos

O Brasil deve ingressar, ainda neste mês, na Organização Mundial do Comércio (OMC) com o pedido formal de abertura de um painel contra a sobretaxa aplicada pela União Européia (UE) ao frango salgado brasileiro. Segundo o coordenador-geral de Contenciosos do Ministério das Relações Exteriores, Roberto Azevedo, o ingresso da ação só está dependendo da Tailândia, que também defenderá a mesma causa junto ao Brasil no órgão multilateral. "A petição do Brasil já está pronta. Só falta a Tailândia finalizar o detalhamento da ação até sexta-feira para podermos ingressar com o pedido de abertura do painel", disse.

Tanto o governo quanto os exportadores brasileiros discordam da decisão da União Européia de aumentar de 15% para 75% a taxa cobrada sobre as importações do frango salgado brasileiro.

Antes do desentendimento, a nomenclatura comercial européia admitia uma taxa de 15% para a importação de frango salgado do Brasil. Mas percebendo que o frango salgado brasileiro também era congelado, a UE passou a desconsiderar a taxa menor para obrigar a cobrança da taxa de 75%, antes feita apenas aos frangos congelados não salgados.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink