CI

Brasil vende menos álcool aos EUA e estoque cresce

Tudo indica que vão sobrar estoques de álcool no mercado interno nesta safra da cana


Tudo indica que vão sobrar estoques de álcool no mercado interno nesta safra da cana-de-açúcar. A repentina redução de 7,6% dos embarques do combustível de julho a setembro para os EUA é o principal motivo da alta dos excedentes nas usinas, que previam uma expansão do mercado internacional.

Com a sobra, o País poderá elevar o percentual de álcool na gasolina, de 23% para 25%, o que atende ao pleito do setor, segundo o superintendeente de gestão de oferta da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Paulo Mocelis. As exportações de álcool para os EUA começaram a cair a partir de julho. As remessas, que eram de 407 milhões de litros, caíram para 341 milhões no mês seguinte. Em setembro recuaram para 176 milhões e em outubro voltaram a crescer para 376 milhões.

Mas a tendência é reduzir ainda mais os embarques para aquele país, disse o superintende da Conab. Isso porque os americanos aceleraram a produção de etanol a partir de milho. Hoje são 108 usinas em operação, contra 97 em janeiro. O governo deve se reunir em janeiro para uma nova avaliação dos estoques.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.