CI

Brasil volta a comprar ameixas de Portugal 

O certificado fitossanitário para a primeira remessa a ser entregue já foi emitido


Foto: Pixabay

O Brasil concluiu uma auditoria de sanidade vegetal e retomou o processo de importação de ameixas de Portugal, sendo que a primeira remessa já foi aprovada, segundo informações da Revista Vida Rural, de Portugal, citando a agência Lusa. A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) divulgou uma nota com o anúncio. 

“Após ter sido concluído o plano fitossanitário entre a DGAV e o Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas – DSVIA (Brasil), que incluiu uma auditoria a Portugal de inspetores da DSVIA em agosto último, estão reunidas as condições para retomar a exportação de ameixa para o Brasil”, diz a nota. 

De acordo com o mesmo documento, o certificado fitossanitário para a primeira remessa a ser entregue já foi emitido.Esse processo de análise foi necessário graças ao risco associado à praga Lobesia botrana em ameixa, produzida e originária de Portugal com destino ao Brasil. “Em Prunus domestica (ameixeira) a Lobesia botrana não é praga da cultura em Portugal e se aparece é meramente acidental”, diz a nota. 

Ainda em notícias vindas de Portugal, a presença de nitratos na água continua a exceder limite. “A Comissão Europeia informou que 14,1% das águas subterrâneas excederam o limite de concentração de nitratos fixado para a água potável, em todos os estados-membros, para o período 2016-2019. Relativamente apenas a Portugal, o relatório nota que uma elevada percentagem de estações de monitorização das águas subterrâneas continua a apresentar níveis superiores ao máximo de 50 mg/l de nitratos. Apesar de, em relação ao período 2012 – 2015, a percentagem de estações a registarem esses níveis em Portugal ter diminuído”, diz a revista. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.