Brasileiro Roberto Azevêdo é o novo diretor-geral da OMC
CI
Agronegócio

Brasileiro Roberto Azevêdo é o novo diretor-geral da OMC

Embaixador chega ao poder com apoio dos Brics
Por: -Leonardo Gottems

O embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, foi eleito nesta terça-feira (07.05) como o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele venceu a disputa com o mexicano Herminio Blanco, de 62 anos, e assumirá o cargo no próximo dia 31 de agosto em substituição ao francês Pascal Lamy. 

Azevêdo chega ao poder da OMC com o apoio dos chamados Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Representante permanente do Brasil na entidade desde 2008, ele reuniu ainda os votos dos países de língua portuguesa e de várias nações da América Latina, Ásia e da África.

A Organização Mundial do Comércio é um foro multilateral que regulamenta o mercado internacional, monitora a implementação dos acordos temáticos ou setoriais em vigor, fiscaliza a execução da política comercial dos países membros e negocia a solução de controvérsias. Alguns dos comitês mais relevantes são os de Agricultura, Barreiras Técnicas ao Comércio, Regras de Origem, Subsídios e Medidas Compensatórias e Salvaguardas.

Foto: Agência Brasil


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.