CI

Bravon é nova raça registrada

Resultado da cruza de animas Devon com zebuínos de corte é ideal para carne


Foto: Divulgação ABCDevon

Uma nova raça com aptidão para produção de carne foi registrada no Ministério da Agricultura. Trata-se da Bravon. Resultado da cruza de animas Devon com zebuínos de corte, a raça é criada há muitas décadas no Brasil, desde o extremo Sul do país até as regiões mais tropicais.

A raça tem 5/8 de sangue Devon e 3/8 de sangue zebuíno, é mais resistente ao clima tropical e às doenças como os a endo e ectoparasitas das raças zebuínas. Reúne precocidade, fertilidade, habilidade materna, facilidade de acabamento e qualidade de carcaça e de carne da raça Devon, com a rusticidade, adaptabilidade, longevidade zebuínas.

A conquista era uma reivindicação antiga da da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCDevon), que aposta na raça sintética para ampliar a oferta de carne com qualidade no mercado brasileiro. “Esse somatório de qualidades, aliado ao vigor híbrido do Bravon, garantem uma maior adaptabilidade e elevado desempenho da raça em diferentes situações”, resume o diretor técnico da ABCDevon, Lucas Hax.

Os animais cruzas já vem sendo utilizados com sucesso em criatórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo , Mato Grosso do Sul, Paraná e Bahia. A ideia é que com a tolerância ao calor e adaptação aos diferentes tipos de pastagens a aça possa se expandir para o Brasil Central e para o Norte. “O Bravon combina, na medida certa, a rusticidade do Zebu com a qualidade carniceira de marmoreio do Devon. Esses cruzamentos são melhoradores genéticos, ser reconhecido como raça é um grande passo para a expansão da raça Devon no Brasil’. comemora a presidente da Associação, Simone Bianchini.

Como o Bravon não era uma raça reconhecida, os criadores faziam os cruzamentos mas registravam como Devon CCG (Cruzamento sob Controle de Genealogia). Hoje a associação tem registrados 498 machos e 2036 fêmeas Devon CCG.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.