CI

Brotação e psilídeo: entenda a relação de atratividade, contaminação e dispersão do inseto e da bactéria do greening nas plantas de citros

Pesquisas do Fundecitrus conseguiram obter muitas informações sobre o papel das brotações e o comportamento tanto do psilídeo quanto da bactéria do greening


Foto: Fundecitrus

Ao longo dos anos, as pesquisas do Fundecitrus conseguiram obter muitas informações sobre o papel das brotações e o comportamento tanto do psilídeo quanto da bactéria do greening, conhecimento fundamental para o desenvolvimento de estratégias eficientes de manejo. Confira algumas dessas informações:

O que é brotação?
É o processo que leva ao surgimento de novos tecidos (brotos), normalmente nas extremidades dos ramos e das copas das plantas.

Por que os psilídeos são atraídos pelos brotos?
Porque os brotos são os locais onde os psilídeos se alimentam e se reproduzem. Eles são atraídos pela cor, que é verde clara, contrastando com o verde escuro das folhas maduras, e por substâncias químicas voláteis.

Por que os brotos favorecem a alimentação e a reprodução do inseto?
Porque possuem camadas de células com paredes finas, o que facilita a penetração do estilete (aparelho bucal) tanto do inseto adulto como da ninfa, que é a fase de vida do inseto que acontece logo após a eclosão dos ovos.

Qual a relação entre o nível de maciez do broto e a quantidade de ninfas que chegam à fase adulta?
À medida que o broto amadurece, seus tecidos ficam mais rígidos, dificultando a penetração do estilete da ninfa e prejudicando a alimentação do inseto. Por isso, muitas morrem e não chegam à fase adulta.

O que estimula o surgimento de novos brotos nas plantas?
A idade da planta, o clima e a prática de poda. Plantas jovens que ainda não começaram a produzir frutas emitem brotos quase que o ano todo. Plantas adultas emitem brotos em diferentes épocas, estimuladas principalmente pela ocorrência de chuvas e por temperaturas acima de 20°C. A poda lateral e do topo das plantas é também um grande estimulador de brotações. Além disso, a planta precisa de boas reservas nutricionais como condição fisiológica para brotar.

Quais as condições favoráveis para o crescimento e quanto os brotos crescem por dia?
Para crescer, os brotos também dependem da temperatura e da umidade do solo. Por exemplo, entre 22 e 25°C e com solo úmido, os brotos podem crescer, em média, de 1 cm a 1,5 cm por dia, e sob temperaturas mais altas podem crescer até 4 cm por dia.

Quais as fases do broto mais favoráveis para a alimentação do psilídeo?
As fases mais favoráveis à alimentação do psilídeo são as fases de crescimento do broto (V2 a V6).  Nessas fases, os brotos são mais moles com a presença de folhas pequenas em rápida expansão ou totalmente expandidas. A fase V7, quando as folhas já estão totalmente maduras, é menos favorável, mas ainda assim serve de alimento ao inseto.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.