CI

BSCA abre inscrições para campeonatos brasileiros de barismo

BSCA comunica que estão abertas as inscrições para as competições nacionais de barismo em 2019


A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) comunica que estão abertas as inscrições para as competições nacionais de barismo em 2019. Este ano, o Rio de Janeiro será sede dos Campeonatos Brasileiros de Baristas, Brewers Cup, Coffee In Good Spirits e Latte Art. Os profissionais interessados devem se inscrever diretamente no site da entidade (http://brazilcoffeenation.com.br) entre os dias 16 e 21 de janeiro.

Todas as etapas serão realizadas de 7 a 9 de fevereiro na capital fluminense e integram as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Os campeões de cada categoria garantem classificação para os campeonatos mundiais. Este ano, as competições internacionais de Baristas e Brewers Cup ocorrerão entre 10 e 14 de abril, em Boston (EUA), na Specialty Coffee Expo. As demais ainda terão datas e locais anunciados.

Desde setembro de 2016, a BSCA é a National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo.

Esse status confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, as quais conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers Cup; (iv) Coffee in Good Spirits; (v) Cup Tasters; (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco - não realizada no Brasil).

Sobre as competições

BARISTAS – Os participantes devem preparar cafés expressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura, sendo avaliados com base em critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso.

BREWERS CUP – Na competição, os profissionais precisam elaborar o café pelo método filtrado e manual, empregando técnica e habilidade para extrair o melhor do produto coado.

COFFEE IN GOOD SPIRITS – Disputa em que os concorrentes deverão demonstrar suas habilidades de ‘mixologistas’ para valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café.

LATTE ART – A competição testa o desempenho dos competidores na elaboração de desenhos com leite vaporizado em café espresso.

Mais informações: [email protected].

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation" é desenvolvido em parceria pela BSCA e pela Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.