CI

BSCA aprova adesão de cooperativas e associações ao seu quadro de associados

Objetivo fortalecer o setor para se alcançar uma produção de cafés especiais em maior escala


O objetivo é unificar e fortalecer o setor para se alcançar uma produção de cafés especiais em maior escala no Brasil

A Assembléia Geral da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), realizada na semana passada, aprovou a adesão de cooperativas e associações de produtores ao seu quadro de associados. Até então, somente os cafeicultores podiam fazer parte da Associação.


Segundo o presidente Luiz Paulo Dias Pereira Filho, essa foi a consolidação de um antigo desejo. “A união é vital para o crescimento em qualquer área, e a participação das cooperativas e associações será fundamental não apenas na comercialização, mas na formação de um grupo que trabalhe em função do setor, buscando, principalmente, a produção de cafés especiais em maior escala, pois o Brasil possui muito potencial para isso”, explica.

As cooperativas e associações de produtores que tiverem interesse em fazer parte do quadro de sócios da BSCA devem ter atividades direcionadas ao trabalho com cafés especiais, serem indicadas por algum dos sócios da entidade e, por fim, passar pela aprovação do Conselho Diretor da Associação.


Ao se tornarem associadas, as cooperativas ou associações terão acesso aos seguintes benefícios e direitos:

• Eleger um representante para acompanhar regularmente as ações da Associação;
• Votar e ser votado;
• Enviar amostras de café especial de produtores, que tenham propriedades certificadas, para qualquer evento que a BSCA desenvolver para seus associados, conforme quantidade definida pela entidade;
• Visitas técnicas dos representantes da BSCA;
• Acesso aos links dos associados da BSCA, com instituições vinculadas ao mercado de cafés especiais;
• Envio de representantes para os eventos organizados pela BSCA, na mesma proporção definida para os demais associados;
• Submissão de material de divulgação das cooperativas/cooperados e associações/associados nas feiras e eventos organizados pela BSCA;
• Isenção temporária de mensalidades para cooperados e associados que se associarem diretamente à BSCA.

O fato da cooperativa ou associação de produtores de cafés especiais serem associadas à BSCA não impede que seus cooperados e associados sejam sócios diretamente da entidade.

Em relação à certificação dos lotes pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, o Conselho Diretor informa que continua valendo somente para os associados produtores ou para as cooperativas produtoras que possuam sua propriedade certificada.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.