BSCA cancela Cup of Excellence 2007

Agronegócio

BSCA cancela Cup of Excellence 2007

A entidade quer repensar e renovar o modelo deste concurso que projetou mundialmente a alta qualidade dos cafés especiais do Brasil
Por:
94 acessos

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) decidiu pelo cancelamento da realização este ano do 9º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence. A decisão tomada pelo conselho diretor da entidade tem como principal razão a necessidade de repensar a estrutura técnica, o modelo operacional e as estratégias do próprio certame.

Resultado do Projeto Café Gourmet criado em 1997 pela OIC (Organização Internacional do Café) e coordenado no Brasil pela BSCA, o concurso é realizado desde 1999, período em que, segundo a entidade, já atingiu plenamente suas metas.. “Após oito competições bem-sucedidas, acreditamos que os objetivos iniciais foram cumpridos e que é chegada a hora de repensar o modelo deste concurso”, diz Marcelo Vieira, presidente da BSCA, que aponta como principais resultados obtidos a descoberta de novas regiões brasileiras produtoras de cafés de alta qualidade; o reposicionamento dos Cafés do Brasil no mercado de cafés especiais, num renascimento do interesse do produtor na busca contínua da qualidade, e a criação de canais de relacionamento direto entre produtores e torradores no mercado mundial.

Para Marcelo Vieira, é preciso que sejam discutidas e muito bem analisadas algumas questões não resolvidas, como a tendência do concurso de selecionar cafés que não representam toda a grande diversidade de tipos de grãos produzidos no Brasil. Essa preocupação foi levada pela BSCA à ACE – Alliance for Coffee Excellence, organização sem fins lucrativos que desde 2003 coordena a realização dos concursos no Brasil e em outros países.

A BSCA apresentou uma série de mudanças no formato e no calendário do concurso, mas devido à complexidade das alternativas não foi possível chegar a um acordo a respeito das melhores soluções. “A ACE propôs, e aceitamos, o cancelamento da competição de 2007 e a sugestão para que trabalhemos até o próximo ano buscando soluções duradouras e satisfatórias para todos os participantes da comunidade Cup of Excellence”. As informações são da assessoria de imprensa do BSCA.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink