CI

BSCA divulga vencedores do Cup of Excellence 2010

O lote campeão é do produtor Cláudio Carneiro Pinto, da grota São Pedro, em Carmo de Minas (MG)


O lote campeão é do produtor Cláudio Carneiro Pinto, da grota São Pedro, em Carmo de Minas (MG). Das 47 amostras inscritas na fase internacional, 31 ganharam, por sua elevada qualidade, o direito de disputar o leilão do Cup of Excellence, em 18 de janeiro de 2011.

Em cerimônia realizada na sexta-feira (19), no Salão Azul do Palace Hotel, em Poços de Caldas (MG), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) divulgou os nomes dos 31 vencedores do 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2010, evento que organiza em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Agricoffee Consultoria em Café.

Após ser aprovado na etapa de pré-seleção e nas fases nacional e internacional, todas auditadas pela BCS Öko-Garantie do Brasil, o lote do produtor Cláudio Carneiro Pinto, da grota São Pedro, em Carmo de Minas (MG), foi eleito o melhor café do País, com a nota 93,91 pontos concedida pelo júri internacional, composto por importadores, torrefadores, baristas e donos de coffee-shops de empresas da América do Norte, Europa e Ásia.
Para o coordenador do concurso, presidente da Agricoffee e conceituado juiz internacional, Sílvio Leite, o caminho que os produtores brasileiros trilham tem dado muito retorno. “Isso é observado em conversa com os jurados, que ficaram muito impressionados com o avanço da qualidade que o café produzido no Brasil apresenta ano a ano”, destaca. Certamente – completa –, o nosso país cada vez mais se consolida como produtor de cafés de qualidade excepcional.

O juiz principal do 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, Eduardo Ambrocio, da Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé) – considerada uma das instituições de mais alto nível em organização sobre cafés especiais –, destaca que, como em todos os anos, o programa do Cup of Excellence almeja encontrar cafés não apenas bons, mas excepcionais. “Através das provas, encontramos cafés bem diversos, com diferentes características, não somente especiais, mas que ofereceram algo mais”, salienta.

Ambrocio disse que os cafés do concurso apresentaram suas peculiaridades, sendo avaliados como mais encorpados, cítricos, de alta complexidade (sabores frutais) ou com elevada doçura (paladares que lembram rapadura, chocolate, caramelo e cana-de-açúcar). “O mais importante é que encontramos esses lotes diferenciados.

Os juízes comentaram que foram observados cafés tão exóticos quanto os lavados, que tem outro processo de produção. Enfim, é muito interessante mostrar coisas novas, distintas e muito finas, as quais podem ser um diferencial em um mercado tão exigente como o dos cafés especiais”, observa.São considerados cafés especiais aqueles que obtiveram nota superior a 84 pontos (escala de 0 a 100) na tabela de classificação do Cup of Excellence, utilizada nos concursos dos nove países onde é realizado (Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Ruanda).

CAFÉS PRESIDENCIAIS — O presidente da BSCA, Túlio Junqueira, anotou que, neste ano, a prova da excepcional qualidade dos cafés do Brasil ficou ainda mais evidente, uma vez que, dos 31 vencedores (entre 47 classificados à fase final) do Cup of Excellence, cinco lotes se sobressaíram em relação aos demais, recebendo notas superiores a 90 pontos e sendo considerados CAFÉS PRESIDENCIAIS. “Esses cafés tiveram, realmente, qualidades fantásticas. Uma jurada me disse que nunca havia provado um café tão excepcional na vida”, comemora.

LEILÃO INTERNACIONAL — No dia 18 de janeiro de 2011, o Brasil será o centro das atenções dos principais compradores de cafés especiais de todo o mundo. Nessa data, os 31 lotes vencedores do 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil serão negociados, através da internet, no leilão do Cup of Excellence. A expectativa pela obtenção de elevados preços é grande, uma vez que a qualidade apresentada pelos cafés foi excepcional.
O 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil - Cup of Excellence 2010 conta com o apoio institucional de Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC - Sul de Minas), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e Conselho Nacional do Café (CNC).
As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Cafés Especiais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.