Agronegócio

BSCA realiza 1º Campeonato Brasileiro de Blends de Cafés Especiais

Objetivo é apresentar a variedade de cafés que o Brasil produz e possibilitar que torrefadores e baristas aprimorem suas bebidas
Por:
910 acessos
Há tempos se sabe que o Brasil é capaz de produzir praticamente todos os tipos de cafés existentes no mundo, o que gerou a criação do slogan “um país, muitos sabores”. Entretanto, para colocar essa ideia em prática, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) realizará, nos dias 17 e 18 de outubro, o 1º Campeonato Brasileiro de Blends de Cafés Especiais.
 
De acordo com Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA, o evento tem o objetivo de iniciar um trabalho de apresentação de todas as regiões produtoras no Brasil. “Vamos ampliar as possibilidades de escolhas de diferentes origens para os torrefadores e baristas brasileiros e elucidarmos a diversidade de cafés que o Brasil pode oferecer aos consumidores finais. Queremos estimular a fuga do comum, das combinações clássicas existentes para buscar melhores misturas com todos os cafés que produzimos”, destaca.
 
Na competição, serão formadas equipes com três integrantes do Brasil e mais um dos componentes do grupo sueco vencedor do Nordic Barista Cup 2013 (Anna Nordström, Oskar Alverus e Philip Hagenmalm, substituindo Tobias Palm, que integrou o time campeão, mas não pode viajar), que está no País realizando uma Origin Trip. Essas equipes conhecerão os melhores cafés das 11 regiões brasileiras para que encontrem os mais interessantes e criem seu blend – utilizando, no mínimo, três origens diferentes –, buscando novas mesclas, as quais valorizem o produto e apresentem novos paladares aos consumidores.
 
A primeira etapa do campeonato ocorrerá dia 17, em São Paulo (SP), no Studio FAF, laboratório da Fazenda Ambiental Fortaleza, associada da BSCA. “Nessa fase, faremos uma sessão de prova dos cafés e as equipes escolherão quais amostras utilizarão para criar seu blend”, explica Daniela Capuano, agente promocional da Associação na Europa. No dia 18, a final será realizada na loja da Suplicy Cafés Especiais dos Jardins, também na capital paulista. “Todas as equipes devem entregar os blends que criaram, os quais serão preparados na Suplicy para os clientes, que votarão no seu favorito e definirão os campeões da competição”, completa.
 
Segundo Vanusia, o concurso foi idealizado após a BSCA ter identificado a necessidade de o mercado elaborar misturas com cafés de diferentes regiões, variedades e processos para equilibrar a bebida e torná-la mais homogênea. “Com o passar do tempo, as safras mudam um pouco de sabor, ainda que sempre compremos o mesmo café, o que é natural. Contudo, uma marca tem que manter aquele gostinho que a caracteriza e é com base na elaboração desses novos blends que propomos no campeonato que conseguiremos essa definição”, conclui.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink