CI

Bunge inaugura sua 1ª fábrica de biodiesel no Brasil

Investimentos somam R$ 60 milhões


A Bunge Brasil inaugura hoje sua primeira fábrica para a produção de biodiesel no Brasil, em Nova Mutum/MT. Com investimentos da ordem de R$ 60 milhões, a nova unidade produzirá aproximadamente 150 mil m3 de biodiesel por ano e atenderá a demanda crescente por esse combustível, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil.

Com foco no crescimento e na Excelência Operacional, a Bunge Brasil optou pelo início da atuação no setor de biodiesel. "Mundialmente, a empresa já atua na produção de biodiesel na Argentina e nos Estados Unidos, bem como na Europa, por meio de parcerias, e agora ingressamos no mercado nacional", explica Pedro Parente, presidente e CEO da Bunge Brasil.

Segundo o executivo, essa decisão está atrelada aos avanços na regulamentação do setor no Brasil, que ocorreram nos últimos três anos, com normas mais claras que permitem a expansão do mercado. "Com essa ação, damos um importante passo estratégico, porque passamos a atuar em um setor complementar aos nossos negócios, ampliando nossa participação na Cadeia da Soja, onde atuamos na exportação do grão, farelo e óleo, no esmagamento de soja, bem como no refino de óleo e na produção de margarina, maionese e gorduras vegetais", afirma.

O novo empreendimento conta com a parceria da Agricultura Familiar, uma vez que parte da soja utilizada na produção do biodiesel virá desses produtores. Atualmente, a empresa adquire aproximadamente 150 mil toneladas de oleaginosas de cerca de 10 mil agricultores familiares, por meio de 15 cooperativas agrícolas, localizadas na região sul e centro-oeste do país. 

Por essa razão, recentemente, a Bunge Brasil conquistou o Selo Combustível Social que é concedido sob rígidas normas de regulamentação do Governo Federal. Para o Governo, esse Selo faz parte de um conjunto de medidas específicas para estimular a inclusão social na agricultura junto com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Para a Bunge, ele é o passaporte para a participação competitiva da empresa nos leilões de biodiesel.

Nova Unidade

Com tecnologia de ponta e totalmente automatizada, a nova fábrica conta com o que há de mais moderno no setor. Em decorrência desse alto nível tecnológico, ela será operada por 20 funcionários altamente especializados, além de envolver indiretamente o trabalho de mais 60 pessoas, sem considerar os empregos gerados no campo. A unidade foi construída seguindo os padrões de sustentabilidade da Bunge e todo o efluente líquido gerado é recuperado e tratado internamente. A unidade de Nova Mutum já possui uma área de 70 hectares destinada à reserva ambiental, a exemplo de outras áreas similares que a empresa mantém em Santa Catarina e São Paulo.

Presente no Mato Grosso há 50 anos, a Bunge possui 28 unidades (entre silos, centros de distribuição e fábricas), sendo a maior empresa de agronegócio no Estado.  A fábrica de Nova Mutum é a 9ª unidade de industrialização de soja da Bunge no Brasil.
?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.