CI

Busca por soluções inovadoras para a Agricultura Sustentável guia a Bayer CropScience

Empresa prevê que o mercado para insumos agrícolas cresça em 100 bilhões de euros




Bayer CropScience prevê que o mercado para insumos agrícolas cresça em 100 bilhões de euros, apesar da crescente volatilidade 

A empresa mantém investimento significativo em soluções inovadoras para um crescimento contínuo. Programa de inovação em longo prazo para melhorar a produtividade do trigo.Novo programa de diálogo público para ajudar a comunicação com a sociedade sobre a agricultura moderna.

A Bayer CropScience está otimista em relação às perspectivas de desenvolvimento de seus mercados agrícolas, comprometendo-se a investir significativamente para oferecer novas soluções para uma agricultura sustentável. “Estamos convencidos do potencial de crescimento em longo prazo dos mercados agrícolas, apesar da crescente volatilidade”, disse o CEO Global da Bayer CropScience, Liam Condon, durante a conferência anual de imprensa da empresa em Monheim, na Alemanha. "Esperamos que o mercado mundial de produção agrícola dobre para cerca de 100 bilhões de euros até 2020, se comparado aos 50 bilhões de 2008”, prevê Condon.

Ele explicou que a intensificação e profissionalização da agricultura é um dos principais motores para o desenvolvimento do mercado em médio e longo prazos, mencionando uma necessidade crescente por soluções sustentáveis para as lavouras. “Vemos a Bayer CropScience como uma contribuidora-chave para viabilizar o crescimento sustentável do setor de produção agrícola, beneficiando tanto os produtores quanto a sociedade”, disse Condon. Ele destacou: “Nossa missão é contribuir para que os produtores consigam produzir alimentos de alta qualidade, seguros e saudáveis para todas as pessoas ao redor do mundo, contribuindo assim para uma vida melhor para todos”.

Programa de investimentos de capital de 2,4 bilhões de euros (de 2013 a 2016) está em andamento

“Levando em conta a forte procura pelos nossos produtos, estamos ampliando nossas instalações e aumentando os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D)”, continuou o CEO Global da Bayer CropScience. A empresa deu início a um programa de investimento em 2013, que incorrerá em investimentos de capital de 2,4 bilhões de euros até 2016, sendo que 1,3 bilhão de euros serão destinados à Europa e 800 milhões de euros estão previstos somente para a Alemanha. Entre 2013 e 2016, a Bayer CropScience também prevê despesas de capital na ordem dos 700 milhões de euros na América do Norte e cerca de 400 milhões de euros na América Latina e Ásia-Pacífico. Os maiores investimentos individuais estão planejados para Dormagen, Frankfurt e Knapsack na Alemanha, assim como Mobile e Kansas City nos EUA.

Investimentos anuais de P&D em torno de 1 bilhão de euros

Demanda de agricultores pela inovadora linha de produtos da empresa, incluindo defensivos agrícolas químicos e biológicos, além de sementes de alta produtividade, estão fazendo a Bayer CropScience investir mais em suas capacidades de P&D. Durante os próximos anos, a empresa vai investir cerca de 1 bilhão de euros em P&D por ano, ajudando a complementar ainda mais a vasta linha de produtos de seu portfólio.

Condon destacou a necessidade de inovação agrícola: “Os agricultores são constantemente confrontados com novos desafios – como ameaças à segurança alimentar em todo o mundo. Outros exemplos são  o greening, que devasta as plantações de laranja nos EUA, reduzindo drasticamente o fornecimento da fruta; o aumento de salinidade dos solos por conta de enchentes em algumas áreas de cultivo de arroz no Sul da Ásia ou o crescente déficit de produtividade global de trigo”. Condon destacou os esforços da Bayer CropScience em ajudar a salvar plantações de laranjas, por meio de uma abordagem integrada e com o controle do vetor do greening e outras pragas nocivas, por meio de novas soluções químicas e biológicas. A empresa também busca comercializar uma variedade de arroz com o dobro da tolerância à salinidade das variedades atualmente disponíveis, cujo lançamento no mercado está previsto para 2016, na Índia, seguido de Bangladesh e do Vietnã.

Outro foco é a pesquisa e desenvolvimento de variedades melhoradas de trigo. A Bayer CropScience já é líder no mercado de defensivos agrícolas para esta que é a cultura mais importante do mundo e começou a fortalecer o negócio de sementes de trigo em 2010, ao estabelecer uma colaboração com o CSIRO, um instituto de pesquisa líder da Austrália. “Traçamos um plano abrangente de investimentos para os próximos 10 anos de 1,5 bilhão de euros que serão destinados à pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para a cultura do trigo até 2020”, disse Liam Condon. “Atualmente sete estações de melhoramento de trigo estão operando nas principais áreas de crescimento da cultura em todo o mundo, sendo que as primeiras sementes deverão disponíveis no mercado do Leste Europeu em 2015. Variedades de sementes híbridas com maior produtividade estão previstas depois de 2020 – um exemplo da natureza em longo prazo do nosso negócio”, afirmou Condon.

Diálogo social – uma condição prévia para a inovação agrícola de sucesso

Uma condição prévia para o sucesso da inovação da agricultura é aumentar ainda mais o nível de transparência em relação aos benefícios que novas soluções trazem para a sociedade. Por isso, a Bayer CropScience planeja intensificar o diálogo público sobre a necessidade e os benefícios da ciência e inovação na agricultura. “Atualmente, a agricultura sustentável apresenta um nível de segurança alimentar inigualável na história da humanidade. Muitas pessoas dão como garantida a abundância de alimentos”, afirmou Liam Condon. “Porém, o sistema é frágil e precisa de inovação constante e do apoio da sociedade para garantir que o mundo tenha alimento suficiente.” Assim, a empresa pretende reforçar e aumentar o diálogo com a sociedade sobre a agricultura moderna, suas oportunidades e desafios. Um exemplo disso é sua plataforma de redes sociais “Farming’s Future Dialogues” (FarmingsFutureDialogues.com), que objetiva proporcionar um fórum de debate sobre temas agrícolas. Com suas novas fazendas modelo do “Bayer Forward Farming”, a empresa também oferece oportunidade para refletir sobre as melhores práticas de soluções de agricultura sustentável.

Condon destacou que ajudar a alimentar os mais de 9 bilhões de habitantes previstos para o planeta em 2050 é um dos maiores desafios do mundo. “Para ajudar a garantir o futuro dos alimentos, pretendemos envolver os líderes do futuro”, afirmou Condon. “É por isso que pretendemos inspirar os adolescentes a aprenderem mais sobre alimentação e produção, por meio de um Programa de Educação Agrícola.”

O programa consiste em vários projetos, incluindo visitas aos laboratórios e fazendas da Bayer CropScience, para que os jovens possam obter informações em primeira mão sobre como é, na prática, a agricultura sustentável e moderna. A empresa também oferece bolsas de estudo para ajudar alunos com ideias pioneiras sobre a agricultura e organiza intercâmbio internacional para jovens líderes interessados em compartilhar ideias e dialogar abertamente sobre a agricultura. Para obter mais informações, visite: ag-education.bayer.com.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.