CI

Butantan recebe cepa para fabricação da vacina de gripe suína

Butantan recebe cepa para fabricação da vacina de gripe suína


SÃO PAULO - O Instituto Butantan recebeu nesta quarta-feira a cepa do vírus A (H1N1) que permitirá o início da produção da vacina brasileira contra a gripe suína. O presidente da Fundação, Isaias Raw, explicou que a cepa será inicialmente injetada em ovos embrionados para a reprodução do vírus. A previsão do Instituto é que, no primeiro semestre de 2010, sejam produzidos cerca de 30 milhões de doses da nova vacina. De acordo com Raw, a distribuição da vacina deverá ser emergencial para os grupos de maior risco como os trabalhadores do setor da saúde.

- Médicos, enfermeiros e até quem dirige a ambulância devem ter prioridade, o restante ficará a cargo da decisão do Ministério da Saúde - afirmou o professor.

Segundo Raw, outras medidas emergenciais vêm sendo tomadas. Serão importadas cerca de 1 milhão de doses prontas da vacina da empresa Sanofi Pasteur, com a qual o Butantan mantém um acordo de transferência de tecnologia. Outras 17 milhões de doses semi-prontas deverão ser purificadas, formuladas e envazadas pelo Instituto Butantan e deverão servir para os testes clínicos em cerca de 500 voluntários a partir de setembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.