CI

Buva pode reduzir até em 56% a produtividade

Foi isso que concluiu um estudo feito por estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR)


Foto: Marcel Oliveira

A buva (Conyza bonariensis) é uma velha conhecida das lavouras de soja. É muito frequente em lavouras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e um problema já que produz grande quantidade de sementes, de fácil dispersão e vem oferecendo resistência a glifosato. A planta é responsável por perdas na soja que podem ultrapassar os 56% de uma lavoura.

Foi isso que concluiu um estudo feito por estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Eles avaliaram a redução da produtividade causada por densidades populacionais de buva resistentes a herbicidas com sua permanência no cultivo da soja Roundup Ready. O experimento foi conduzido na safra 2017/2018 com oito tratamentos (0; 1; 2; 3; 4; 6; 8; 10 plantas.m-2) e quatro repetições.

Os resultados mostraram o impacto da planta daninha na produtividade. Na primeira situação uma produtividade de 4.311 kg/ha de testemunha a presença de apenas uma planta por metro quadrado reduziu a produção para 3.701 kg/ha ou 14,1%. Nas densidades de 2 e 3 plantas por metro quadrado o total sobe para perdas de 21 a 27%. No caso de 4 plantas por metro quadrado a redução é de 33%, ficando em 2.874 kg/ha.

Os estudantes foram além e o estudo continuou surpreendendo. Quando implantadas 6 plantas de buva por metro quadrado a produção caiu para 2.298 kg/ha ou menos 46%. Uma população de 8 plantas por metro quadrado reduziu para 2.179 kg/ha, representando 49%  de queda. Finalmente Para a última e maior densidade, de 10 plantas por metro quadrado houve redução de 56,6% da produtividade, atingindo apenas 1.868 kg.ha.

Assim a presença de buva concomitante ao desenvolvimento da soja tem potencial de redução de 14,1% a 56,6%, atingindo perdas de 710kg.ha a 2.443 kg.ha.

* O grupo que consuziu a pesquisa: Juliano Bortoluzzi Lorenzetti, Alfredo Junior Paiola Albrecht, Maikon Tiago Yamada Danilussi, Leandro Paiola Albrecht, Felipe Wagner, Eduardo Seity Furlan Kashivaqui, Gabriel Viana de Araujo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.