CI

C.Vale é destaque nacional em trigo

Revista A Granja elegeu Cooperativa como destaque do setor no Brasil


A triticultura brasileira vai continuar na dependência da safra Argentina enquanto o governo federal não tomar medidas que garantam um mínimo de segurança de que os investimentos na produção do cereal dêem retorno. Para o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, o produtor brasileiro só ganha dinheiro com o trigo quando ocorrem grandes quebras nas safras de outros países. A análise foi apresentada em entrevista à revista A Granja, do Rio Grande do Sul, que premiou a C.Vale, no dia 4 de setembro, como destaque nacional em produção de trigo pelo 18º ano seguido.

Lang entende que o trigo é a mais complicada das culturas nacionais. Ele diz que a permanente incerteza em relação aos preços desencoraja os produtores a investir e mantém o Brasil na dependência das importações para se abastecer. “O trigo não é prioridade para o governo federal e em função disso nossa dependência do trigo argentino vai aumentar à medida em que crescer a população e, conseqüentemente, o consumo interno”, acredita.

O presidente da C.Vale entende que o produtor quer garantia de preço e um mínimo de segurança de que seu investimento terá retorno. “Quando a incerteza é grande, o investimento é pequeno. É por isso que produzimos muito menos trigo do que poderíamos”, afirma Lang.

Triticultura exige maior atenção, diz Lang

Apesar das dificuldades, a C.Vale vai continuar incentivando a atividade por considerar que o trigo é uma opção para rotação de culturas. Alfredo Lang acredita que a biotecnologia pode ajudar a resolver parte dos problemas da triticultura desenvolvendo variedades mais tolerantes a geadas, doenças e a chuvas na colheita.

O dirigente tem esperanças de que a alta nos preços do pão provocada pela valorização do trigo no primeiro semestre, que acabou pressionando a inflação, sensibilize as autoridades. “Quem sabe o temor de que isso volte a acontecer leve o governo federal a realmente a adotar medidas que dêem segurança e retorno financeiro ao produtor”, diz Lang. As informações são da assessoria de imprensa da C. Vale.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.