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Cabotagem incrementa movimentação de milho no Porto de Paranaguá



De acordo com informações divulgadas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), as exportações de milho, no primeiro semestre deste ano, têm se destacado, principalmente através da navegação por cabotagem (transporte entre portos domésticos). Foram movimentadas, de janeiro a 17 de julho, 39.433 toneladas do produto, contra 19 toneladas no mesmo período do ano passado. O Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu, no primeiro semestre deste ano, 54.626 caminhões carregados com milho, contra 22.346 veículos em 2002.

A maioria das exportações por cabotagem tem como destino o Nordeste do Brasil. Por contar com tarifas mais baixas, o transporte marítimo de mercadorias para localidades nordestinas substitui o rodoviário quando se trata de longas distâncias, o que justifica a movimentação de cargas por esse tipo de navegação. Aproximadamente, 39 mil toneladas do grão foram exportadas por cabotagem. Desse total, 25 mil toneladas tiveram como destino o Porto de Recife.

Enquanto as exportações por cabotagem registraram um incremento nos últimos meses, os embarques na navegação de longo curso representam equilíbrio. No primeiro semestre deste ano, foram embarcadas 1 milhão de toneladas de milho, mesmo valor registrado no ano passado. De acordo com a APPA, o navio Gladstone está atracado em Paranaguá, com um carregamento de 57.586 toneladas do produto que serão enviadas à Coréia. Outras duas embarcações transportarão 59.154 toneladas do produto. O navio brasileiro Norsul Recife levará 31.154 toneladas para Fortaleza e o Blessing, de bandeira liberiana, exportará 28 mil toneladas do grão para o Japão.

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