CI

Caçadores são convocados para "controlar" javalis na França

Animal á provocou mais de 20 mil acidentes nas estradas do país


População de animais aumentou de tal forma em França que não só causa danos em plantações, mas também já provocou mais de 20 mil acidentes nas estradas do país

A França está a convocar caçadores para abater javalis que estão a causar danos às plantações do país. Só em 2009, os animais causaram mais de 20 mil acidentes nas estradas francesas. No inverno passado, os caçadores mataram 560 mil javalis, um recorde no país e dez vezes mais do que se matava há 30 anos.


De acordo com a BBC, além dos prejuízos em plantações, nos últimos anos, os javalis têm invadido cidades e jardins.

Para fazer face ao problema, o governo francês autorizou a caça ao javali durante todo o ano, em áreas suburbanas e rurais, tanto de dia como de noite. Antes, à semelhança do que acontece com os outros tipos de caça, a caça ao javali estava limitada a certas épocas do ano.

Ainda não se sabe a razão para o aumento do número de javalis, mas acredita-se que uma das causas seja o clima mais ameno dos últimos anos. Dorine Pasqualini, especialista do Departamento Florestal da França, afirma que actualmente as fêmeas com um ano já podem ter crias, o que antes só acontecia quando elas chegavam aos dois anos.


Outra causa apontada é o plantio generalizado de milho, algo que os javalis adoram.

Existe ainda outro problema: o número de caçadores em França está a diminuir.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.