CI

Cacau do Espírito Santo conquista o mundo

Produção capixaba da fruta é destaque no principal evento do setor chocolateiro realizado em Paris


Produção capixaba da fruta é destaque no principal evento do setor chocolateiro realizado em Paris

Mias de 130 mil pessoas visitaram a 18ª edição do Salão de Chocolate de Paris, realizado no Parque de Porte de Versailles, na capital francesa, entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro. E os apaixonados por chocolate puderam conhecer, entre os cerca de 160 expositores de diversas partes do mundo, o chocolate produzido com as amêndoas de cacau do Espírito Santo.


O Cacau de Linhares foi um dos destaques do estande ‘Cacau do Brasil’ instalado no local do evento. O folder e o vídeo institucional apresentaram o potencial do Estado capixaba na produção da fruta para os turistas e o chocolate encantou os mais diversos paladares. “A recepção foi muito além da esperada. Percebemos que o nosso cacau está entre os melhores do mundo”, afirmou o produtor de Linhares, Emir de Macedo Gomes Filho, que levou suas amêndoas e chocolates fabricados com elas para o evento. Representantes de algumas indústrias europeias mostraram interesse no cacau capixaba e iniciaram alguns diálogos para possíveis parcerias.

Com o tema: Les Nouveaux Mondes du Chocolat (Os Novos Mundo do Chocolate), o Salon 2012 apresentou as novas tendências no consumo de chocolate, os novos sabores, os jovens talentos e os países que estão em ascensão no mercado de cacau e chocolate, incluindo o mercado de chocolate brasileiro. “A delegação capixaba, que representou o setor cacaueiro estadual no evento, realizou contatos com indústrias de chocolate de países europeus buscando novas oportunidades. Teremos bons resultados em breve”, destacou o presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Buffon.

A Indicação Geográfica do Cacau de Linhares, certificação conquistada recentemente pela Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal) através do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), foi apresentada amplamente no Salão de Paris. “Expomos para os principais chocolateiros que o nosso cacau tem origem diferenciada, com condições climáticas favoráveis e preservação as questões socioambientais”, frisou Antonio Roberte Bourguignon, secretário de agricultura e presidente do Sindicato Rural de Linhares.

Participaram da delegação capixaba ainda o o secretário de agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli; o assessor técnico da Ceplac, Paulo Siqueira; e o representante da Federação da Agricultura e Pecuária do ES, José Manoel Monteiro e Castro.

Consumidores europeus aprovam chocolate feito com cacau capixaba
Reunindo expositores de diversas partes do mundo, o Salão do Chocolate de Paris proporciona opções aos milhares de consumidores que visitam o evento. O estande do Cacau do Brasil teve visitação intensa em todos os dias do evento, em especial o cacau do Espírito Santo.


O francês Hervé Ambiehl experimentou o cacau o chocolate processado com cacau da Fazenda São Luiz, no município de Linhares (ES), e aprovou. “Muito bom. Estala na boca de tantas sensações que esse chocolate proporciona. Com um bom café, é uma ótima pedida”, disse encantado com o chocolate.

Mesmo sem o hábito de comer chocolate com mais cacau na mistura, a francesa, Assolate Mina, destacou o paladar do produto com cacau capixaba. “Tem um gosto apurado que fica na boca. Mesmo com menos açúcar na mistura, como estou acostumada, não atrapalha o sabor do chocolate. Muito bom”, afirmou Mina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.