CI

Cade veta acordo entre JBJ e Mataboi

A decisão é um novo revés contra os esforços da família Batista


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vetou por unanimidade nesta quarta-feira a compra da processadora de carnes Mataboi Alimentos pela JBJ Agropecuária, em mais um revés contra a bilionária família Batista. A JBJ é propriedade de José Batista Jr., cujos irmãos controlam a maior processadora de carnes do mundo, a JBS, através da holding J&F Investimentos.

Os laços familiares de Batista Jr. teriam permitido que a JBJ trocasse informações valiosas com a JBS e coordenasse decisões estratégicas para sufocar a concorrência, argumentou o conselho. A análise está alinhada com a superintendência-geral do Cade, que em setembro alertou sobre os riscos, apesar da falta de laços formais entre ambas a JBS e a Mataboi, quarta maior processadora de carnes do Brasil.

Batista Jr. vendeu suas ações na J&F para seus irmãos Joesley e Wesley em 2013. Dois anos depois, a JBJ concordou em comprar a totalidade da Fratelli Dorazio Investimentos, como a proprietária do Mataboi era então conhecida, por um valor não revelado. A decisão é um novo revés contra os esforços da família Batista para se fortalecer após um escândalo de corrupção, cinco meses após Joesley e Wesley terem admitido subornos a quase 2 mil políticos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.