CI

Cadeia produtiva realizará maior evento mundial de pesquisa do algodão

WCRC será realizada de 20 a 24 de junho de 2016, em Goiânia


Goiânia será palco de um dos mais importantes eventos mundiais de pesquisa no setor do algodão. A 6ª Conferência Mundial de Algodão (WCRC, sigla em inglês) será realizada dos dias 20 a 24 de junho de 2016 e contará com a participação de pesquisadores de mais de 42 países produtores de algodão. A escolha ocorreu durante a quinta edição realizada em Mumbai, na Índia, entre os dias 7 e 11 de novembro. A estimativa é que mais de 700 pesquisadores estejam presentes durante o evento, onde é esperada uma presença numerosa dos estudiosos da área do Brasil e da América do Sul.

O lançamento oficial do evento foi realizado nesta quinta-feira (01), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, com a presença do vice-governador de Estado, José Eliton de Figuerêdo Júnior, de autoridades políticas e de representantes da cadeia produtiva do algodão e do agronegócio goiano.

Durante a solenidade, o presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa) e coordenador do Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás (Fialgo), Marcelo Swart, disse a aprovação pelo Comitê Internacional do WCRC para a realização do evento em Goiânia, demonstra a confiança da comunidade científica mundial do algodão na seriedade e no desenvolvimento tecnológico da cultura da fibra. “Além de projetar mundialmente o nome de Goiás como Estado perene na produção de algodão e como pólo de produção científica na área, permitirá também uma participação maciça de pesquisadores dos vários países latino americanos produtores de algodão e intensificará o intercâmbio tecnológico do Brasil com os países africanos”, ressaltou.

Após assinarem o protocolo de intenção que formaliza a parceria entre o Governo do Estado de Goiás e as entidades que fazem parte da cadeia produtiva goiana, o vice-governador, José Eliton, comentou que com a 6ª Conferência Mundial de Pesquisa do Algodão, Goiás será protagonista de um evento de importância internacional. “Goiás está na vanguarda nacional e, como já é característico do governo Maconi Perillo, o governo de Goiás continuará incentivando o trabalho e o desenvolvimento do setor produtivo”.

O evento

Assim como ocorreu nas cinco edições anteriores da Conferência Mundial de Pesquisa do Algodão, realizadas na Grécia, na Austrália, na África do Sul, nos Estados Unidos, e na Índia, a sexta edição tem o objetivo de reunir os pesquisadores envolvidos com o setor cotonicultor para discutirem não somente a evolução das pesquisas e das tecnologias para a área, mas também a importância da cadeia agrícola no que diz respeito às responsabilidades sociais, ambientais e econômicas.

Durante os cinco dias de evento, serão realizadas palestras por especialistas de renomes internacionais, apresentação de trabalhos de pesquisas desenvolvidas em várias localidades do mundo e visitas em campo. Esta, inclusive, é uma das razões pelo qual o evento será realizado no mês de junho. Período em que a produção de algodão em Goiás estará em pleno desenvolvido e proporcionará a oportunidade aos visitantes de conhecerem o sistema de produção do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.