Cães urbanos têm mais alergia do que rurais
CI
Imagem: Marcel Oliveira
DESCOBERTA

Cães urbanos têm mais alergia do que rurais

Estudo foi feito na Finlândia
Por: -Leonardo Gottems

Em ambientes urbanos, as doenças alérgicas são mais comuns entre cães e seus donos em comparação com aqueles que vivem em áreas rurais, disse um estudo realizado pela Universidade de Helsinque. Traços alérgicos simultâneos parecem estar associados a micróbios encontrados no meio ambiente, mas micróbios relevantes à saúde diferem entre cães e humanos. 

Em um projeto de pesquisa conjunto conhecido como DogEnvi, pesquisadores da Universidade de Helsinque, do Instituto Finlandês para o Meio Ambiente e do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-estar observaram anteriormente que os cães são mais propensos a ter alergias quando seus donos apresentam sintomas alérgico. Em um novo estudo, os pesquisadores investigaram se essa presença simultânea de características alérgicas está associada a micróbios intestinais ou cutâneos compartilhados por cães e seus donos. Um total de 168 pares de donos de cães que vivem em ambientes rurais e urbanos participaram do estudo. 

“A pesquisa mostra que os cães e proprietários que vivem em áreas rurais têm um risco menor de desenvolver uma doença alérgica em comparação com áreas urbanas. Presumimos que nas áreas rurais tanto os cães quanto os donos estão expostos a micróbios que promovem a saúde. Descobrimos que as exposições microbianas dos dois eram diferentes em ambientes rurais e urbanos. Por exemplo, a microbiota da pele variou mais entre os indivíduos em áreas rurais em comparação com suas contrapartes urbanas. Uma exposição microbiana diversa e variável pode ser precisamente o que fornece o benefício de saúde associado ", diz a pesquisadora principal Jenni Lehtimäki, Ph.D., do Instituto Finlandês do Meio Ambiente. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink