Café: novos hábitos fazem consumo crescer
CI
Imagem: Pixabay
CONSUMO

Café: novos hábitos fazem consumo crescer

Bebida está presente em cerca de 97% dos lares brasileiros
Por:

Os últimos tempos foram de transformações na vida de todos. Com as medidas de distanciamento e restrições de atividades, o tempo dentro de casa aumentou e despertou novos hábitos. Por exemplo, o café. Segunda bebida mais consumida no mundo, o café perde somente para a água. Estima-se que mais de 2 bilhões de xícaras são servidas diariamente nos seis continentes. Por aqui, nove entre dez brasileiros acima de 15 anos apreciam o cafezinho todos os dias, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

No ano passado, apesar da crise econômica gerada pela pandemia, a procura por café continuou crescendo no Brasil, com alta de 1,34% em relação ao ano anterior. Os números da Abic revelam ainda que, no ano passado, o Brasil se manteve na posição de segundo maior consumidor de café do mundo. Dados da última pesquisa realizada pela Euromonitor, em 2019, destacam o País como maior mercado mundial em volume total de café como bebida quente. Quando analisado o consumo per capita, observa-se que, em 2020, foi de 4,79 quilos por ano de café torrado. O bom desempenho na mesa do consumidor teve impacto direto na indústria: as empresas associadas à Abic registraram crescimento de 2,19% no período.

O café é uma bebida de alta penetração: está presente em 97% dos lares brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao anunciar o estudo Análise de Consumo Alimentar pessoal no Brasil, com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, o café ficou entre os alimentos com maior frequência de consumo diário per capita (78,1%).

E as tendências são otimistas para o setor. Ao longo dos anos, a associação vem acompanhando através de pesquisas o comportamento do consumo e as ondas do café. Houve a expansão do consumo, seguida do incremento da qualidade. Mais tarde, começou a desmistificação de que café é “tudo igual”. Atualmente, cada vez mais se busca compreender os diferentes tipos e as diversas origens, mas, acima de tudo, mantendo o foco na qualidade e sustentabilidade.

A nova tendência dentro de casa

O mercado de café aumentou muito nos últimos anos, reflexo do lançamento de produtos, inovações, novas formas de preparo e consumo da bebida. Recentemente, a Abic lançou o Aicafé. É um aplicativo que permite ao usuário fazer uma rápida consulta no momento da compra para saber se o produto que pretende adquirir é certificado e respeita os padrões de pureza.

E esse consumo crescente acabou se refletindo dentro da casa dos brasileiros. Hoje está em alta o chamado cantinho do café, um espaço geralmente com decoração temática, que concentra cafeteira, xícaras, filtros, bandejas, recipientes para armazenamento e todo aquele clima que envolve essa bebida, capaz de fazer bem em todos os momentos.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.