CI

CAFÉ/CEPEA: Ritmo de colheita da safra 18/19 diminui

Apesar de a intensificação da colheita de café arábica e robusta da temporada 2018/19


Apesar de a intensificação da colheita de café arábica e robusta da temporada 2018/19 ser esperada apenas para junho, muitos produtores, que já haviam iniciado a colheita dos cafés precoces e em lavouras mais novas, tiveram que reduzir o ritmo das atividades nos últimos dias, de acordo com pesquisadores do Cepea. O clima desfavorável em algumas regiões e a greve dos caminhoneiros dificulta as atividades.

A situação mais complicada tem sido verificada no Cerrado e no Sul mineiros, onde o percentual colhido está muito baixo, em 2% e 5%, respectivamente. Para o robusta do Espírito Santo, as chuvas em abril e maio prolongaram a maturação e atrasaram a colheita da variedade, que se iniciou apenas em meados deste mês. Já nesta semana, os trabalhos foram dificultados pela greve dos caminhoneiros, sendo que o volume colhido está entre 5% e 10% do total de robusta produzido no estado. Em Rondônia, por outro lado, a colheita segue em bom ritmo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.