Café/Cepea: valor do robusta supera o do arábica pela 1ª vez na história

Agronegócio

Café/Cepea: valor do robusta supera o do arábica pela 1ª vez na história

Oferta restrita está atrelada ao clima desfaforável
Por:
579 acessos

Desde quinta-feira, 20, o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 peneira 13 acima, a retirar no Espírito Santo, vem superando o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, cenário que nunca havia sido verificado pelo Cepea, considerando-se todo o histórico de pesquisas, iniciado em 2001 para o robusta. Na terça-feira, 25, o Indicador do robusta esteve 2,4 reais/saca de 60 kg acima do Indicador do arábica.

Segundo pesquisadores do Cepea, o movimento de alta nos preços do robusta é verificado desde meados de março e, há mais de dois meses, o Indicador do robusta atinge recorde real diário. Esse cenário é reflexo da baixa oferta do grão, especialmente do tipo 6, que é o considerado no Indicador. A oferta restrita, por sua vez, está atrelada ao clima desfavorável nas regiões produtoras da variedade no Brasil nos últimos dois anos.

O tempo seco prejudicou o desenvolvimento dos grãos, resultando em quebras bastante significativas na produção. Nessa terça-feira, o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 529,11/saca de 60 kg, elevação de 4,3% em relação à terça anterior, 18. O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica do tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 526,71/saca de 60 kg, alta de 2,2% em relação à terça anterior. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink