CI

Café de Rondônia tem safra recorde

O parque cafeeiro do estado totaliza uma produção de 140.281,60 toneladas


Maior produtor de café da região norte o Estado de Rondônia deve fechar o ano de 2010 com a maior safra da história. No mês de agosto foram colhidos 2.338.028 sacas de café beneficiados, batendo o recorde conquistado há sete anos. Com essa nova marca o café de Rondônia se consolida na quarta posição do ranking nacional em produção de café, ficando atrás somente dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Segundo o engenheiro agrônomo José Edny de Lima Ramos, da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), o café “é a cultura de maior expressão econômica e social” e conta com a participação de 35 mil agricultores de base familiar. A variedade conilon (Coffea canephora), a mais cultivada por melhor se adaptar às condições ecológicas de Rondônia foi a que “elevou o Estado à categoria de segundo maior produtor dessa variedade no País”.

A produtividade dos cafezais ainda é baixa e o motivo, segundo técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Emater é, entre outros fatores, as altas temperaturas registradas no período de floração, acrescidos à baixa fertilidade de solo e pouca utilização de tecnologias e insumos. Para chegar a essa marca de quarto maior produtor brasileiro de café os cafeicultores contam com incentivo governamental e assistência técnica constante. Alguns agricultores já estão até adotando tecnologias e práticas culturais possibilitando o aumento da produtividade, com qualidade e a custo compatível com a exploração da lavoura.

Dados da 3.ª estimativa da safra colhida em 2010, coletados em agosto deste ano mostram que o parque cafeeiro de Rondônia tem hoje, 267,67 milhões de covas, incluindo cafezais em produção (154.783ha) e em formação (6.923ha), totalizando uma produção de 140.281,60 toneladas, o que resulta em 2.338.028 sacas de 60 quilos. Essa é a maior produção dos últimos sete anos. Até então a maior safra era de 2.259.783 sacas, conquistadas em 2003.

No Estado as maiores produções estão nos municípios de Cacoal, São Miguel do Guaporé, Alta Floresta do Oeste, Nova Brasilândia do Oeste, Alto Paraíso e Ministro Andreazza que, juntos, respondem por metade da produção estadual.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.