Café pode chegar a safra recorde, diz USDA

ESTIMATIVA

Café pode chegar a safra recorde, diz USDA

Foi registrado um aumento de 5%, ou 3,2 milhões kg de sacas em relação ao valor anterior
Por: -Leonardo Gottems
409 acessos

Um relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicou que a produção de café do Brasil para a safra 2018/2019 foi revisada para cima. De acordo com o relatório, os números de produção subiram para 63,4 milhões de sacas de 60 kg, próxima a uma safra recorde. 

“No equivalente verde, foi registrado um aumento de 5%, ou 3,2 milhões kg de sacas em relação ao valor anterior (60,2 milhões de sacas). A produção de arábica é estimada em 46,9 milhões de sacas, um aumento de cinco por cento comparado com a estimativa anterior, devido a rendimentos agrícolas e de descascamento melhores do que o esperado em praticamente todas as principais áreas de cultivo de arábica no país”, diz o texto. 

As estimativas de pós-produção na safra de 2018/2019 foi revisada para cima em 16,5 milhões de sacas, também um aumento de 5% em relação à estimativa anterior, devido a resultados melhores do que os inicialmente esperados nos estados do Espírito Santo e da Bahia. Os comerciantes de café relatam que a qualidade do produto colhido está acima da média, exceto em regiões produtoras selecionadas no leste de Minas Gerais, oeste de São Paulo e noroeste do Paraná. 

“Espera-se que o Brasil produza uma safra menor no ano que vem, devido ao ano fora do ciclo de produção bienal dos cafezais. Além disso, espera-se que a produção agrícola seja prejudicada por níveis mais baixos de investimento no manejo de culturas, resultado da queda nos preços do café e dos altos custos dos insumos decorrentes da desvalorização do Real”, informa. 

Os preços em dólares caíram significativamente para US $ 111,40 / saca em 2018, uma redução de 22% em relação ao mesmo período de 2017.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink