CI

Cafeicultoras buscam treinamento para melhorar qualidade do grão

Com o intuito de aprimorar as técnicas no terreiro, elas participaram do Curso de Preparo de Café Via Seca do Senar Minas.

Um grupo de 12 mulheres produtoras de café de Lambari tem buscado cada vez mais capacitação para melhorar a qualidade do grão e, consequentemente a bebida. Com o intuito de aprimorar as técnicas no terreiro, elas participaram do Curso de Preparo de Café Via Seca do Senar Minas.

Gustavo Mendes Vieira foi o instrutor e ensinou às alunas como deve ser o manejo do café no terreiro, a operação e rodagem do grão para que fique no ponto de ir para o secador. “A gente repassa todas as técnicas para que não haja nenhuma interferência que possa atrapalhar a secagem do café e, consequentemente a qualidade”.

O treinamento ocorreu no Bairro Paiolinho, zona rural de Lambari. Bianca Lessiane Moreira Gallo Bocardi, uma das participantes, é cafeicultora há 13 anos. Segundo ela, o curso ajudou bastante e tirou muitas dúvidas. A produtora conta que a procura por um café de qualidade é tem aumentado e o curso trouxe os conhecimentos que precisavam para melhorar a produção. “Aqui na fazenda o trabalho é conjunto, os homens ficam na lavoura e as mulheres no terreiro de café. E o curso deu a oportunidade de aprender muita coisa que vai ajudar na cadeia produtiva da bebida”, conta.

No bairro existe a Associação Paiolinho, da qual cerca de 100 cafeicultores fazem parte. A intenção do grupo é exportar o grão e o curso do Senar vai ajudar no processo de certificação. “Elas buscaram o treinamento para melhorar a qualidade do produto, já que a associação pretende agregar valor e investir na produção de cafés especiais”, explica o instrutor.

Essa é a segunda turma de mulheres para a qual o instrutor ministra esse tipo de curso: “acho que as elas são participativas, perguntam, são espontâneas e se interessam mais pelo assunto do que os homens”, afirma Gustavo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.