Agronegócio

Cafeicultores devem estar atentos para controlar broca

Com o início da revoada do besouro preto, responsável pela broca do café, este é o momento ideal para controlar a praga
Por: -Redação
6 acessos

O registro de ataques intensos de broca do café este ano tem preocupado os técnicos da Cocamar e das demais cooperativas que atuam na área. O controle da broca foi um dos itens discutidos no último treinamento técnico.

Com o início da revoada do besouro preto, responsável pela broca do café, este é o momento ideal para controlar a praga e os produtores devem estar atentos e buscar orientação junto ao departamento técnico da cooperativa.

De acordo com especialistas, após a fecundação a fêmea perfura o fruto e faz uma galeria até atingir a semente, onde coloca seus ovos, que resultarão em larvas.

Essas vão fazer a destruição total ou parcial da semente. Com a infestação, há uma sensível perda de peso do grão (rendimento), além do mau aspecto e do sabor prejudicado, que influem no tipo e qualidade. Outro problema que provoca a redução de produtividade é a queda dos frutos infestados.

Eles orientam que o produtor pode controlar a ação da praga observando alguns cuidados. É necessário que colheita e limpeza sejam bem feitas, de maneira que frutos não permaneçam na árvore e no chão. Isso evita que a broca sobreviva na entressafra para infestar posteriormente a nova frutificação, intensificando o ataque a cada ano.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink