Cafeicultores esperam boa produtividade na safra 2017/18 do Brasil, diz Cepea

Agronegócio

Cafeicultores esperam boa produtividade na safra 2017/18 do Brasil, diz Cepea

Caso o clima siga favorável nos próximos meses, a queda na produção da safra 2017/18 não deve ser tão intensa
Por:
894 acessos

Chuvas ao longo do mês de dezembro têm beneficiado as lavouras de café da safra 2017/18 do Brasil, e produtores esperam boa produtividade para um ano de bienalidade negativa, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em análise publicada nesta terça-feira. O clima benéfico poderá amenizar o impacto do ano de baixa produção do café arábica, quando em geral as produtividades caem de forma acentuada na comparação com o ano anterior.

"Caso o clima siga favorável nos próximos meses, a queda na produção da safra 2017/18 não deve ser tão intensa", disse o Cepea. Também houve uma melhora no cenário para o café robusta e cafeicultores estão mais otimistas. "O retorno das chuvas nas principais regiões produtoras do Espírito Santo e de Rondônia renovou as esperanças de cafeicultores. Ainda que muitos acreditem em pequeno volume de produção, o rendimento pode ser melhor", indicou o Cepea.

MERCADO

As negociações de café no Brasil seguiram calmas por mais um pregão. Segundo colaboradores do Cepea, as diferenças entre os preços ofertados e pedidos nos últimos dias têm limitado as negociações, que, em alguns casos, passam de 50 reais/saca.

Com as vendas calmas, as cotações domésticas têm oscilado em pequenos intervalos. O Indicador Cepea/Esalq do tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a 502,71 reais/saca de 60 kg, ligeira alta 0,6 por cento no dia.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink