CI

Cafeicultores já podem fazer o financiamento do Funcafé

Ao todo são R$ 6,058 bilhões no Fundo para a Safra 2022/2023


Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

Os cafeicultores já podem acessar as linhas de financiamentos do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) de acordo com informações do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os recursos podem ser usados na lavoura, armazenagem, comercialização e aquisição de produtos, recuperação de cafezais danificados por fenômenos climáticos, entre outros. 

 Produtores podem pedir o financiamento em 12 instituições financeiras, entre elas estão o Banco Ribeirão Preto, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) Banco Inter, Bradesco e Cooperativas de Crédito. Ao todo são R$ 6,058 bilhões no Fundo para a Safra 2022/2023. 

Os recursos disponíveis estão distribuídos da seguinte maneira: crédito de custeio, crédito de comercialização, financiamento para aquisição de café, crédito de capital de giro para indústrias de café solúvel e de torrefação de café e para cooperativa de produção. As taxas de juros do Funcafé estão limitadas em 11 % para essa safra. 

O Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) foi criado pelo Decreto-Lei n° 2.295/86 e regulamentado pelo Decreto n° 94.874/87, como parte do ajuste da política cafeeira frente ao processo de democratização e reforma administrativa do Estado Brasileiro.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.