CI

Cafeicultura de Montanha de Minas Gerais é tema de simpósio

Evento conta com participação de instituições do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café


As tecnologias desenvolvidas pelo Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, estarão em destaque durante o 17º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha, que será realizado de 20 a 22 deste mês, no Parque de Exposições de Manhuaçu-MG. Considerado um dos mais importantes da Zona da Mata, o simpósio pretende reunir cerca de dois mil produtores de café e as principais lideranças do setor para debater ações que garantam produtividade e mercado para a cafeicultura na região de montanha. O evento é uma realização da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM) para difundir conhecimento e promover troca de experiências no setor cafeeiro.

Minicursos - Nesta edição, os pesquisadores das instituições participantes do Consórcio vão apresentar minicursos. As inscrições podem ser efetuadas nos dias do evento, no estande da ACIAM. O pesquisador da Embrapa Café na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig Sammy Fernandes Soares vai apresentar o tema “Reutilização e aproveitamento da água residuária do café”. O também pesquisador da Embrapa Café na Epamig Williams Ferreira vai tratar sobre “Clima e cafeicultura”.

Os pesquisadores da Epamig Sérgio Mauricio Lopes Donzeles e Marcelo de Freitas Ribeiro vão ministrar palestras sobre “Uso e tipos de secadores mecânicos para obtenção de café de qualidade” e “Boas práticas agrícolas para café de montanha”, respectivamente. O superintendente do Centro de Excelência do Café das Matas de Minas da Universidade Federal de Viçosa – UFV, José Luiz Rufino, vai abordar a “Dimensão e importância da cafeicultura das matas de Minas”. Da Universidade de Lavras – Ufla, o professor do Departamento de Engenharia Agrícola Fábio Moreira da Silva vai tratar do tema “Mecanização da cafeicultura de montanha”.

Da Emater-MG, os extensionistas Élder Machado Dutra, Thiago Braga Oliveira, João Eudes de Rezende, Maria da Carmo Cunha Fontes e Maria da Consolação Rosado Martins vão falar sobre “Tecnologias para pulverização de café”, “Nutrição do cafeeiro – macro e micronutrientes”, “Colheita e preparo do café visando à preservação da qualidade” e “Processamento artesanal do café – seleção, processo e tipos de torra, moagem e preparo” e “Monitoramento para controle de bicho mineiro e broca”, nessa ordem. Também da Emater-MG, os coordenadores técnicos Paulo Roberto Vieira Corrêa e Rogério Jacinto tratam dos temas “Custo de produção de café” e “Renovação de pastagens com utilização do sistema integração lavoura, pecuária-floresta”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.